Era ruim e ficou Boa: Como a Fiat Toro evoluiu de “Manca” para um jogo de força e torque

Análise: A Fiat Toro finalmente ficou boa! Entenda como a picape evoluiu do motor 1.8 aspirado para o 1.3 Turbo (T270) e ganhou o novo 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, tornando-se 29% mais forte.

Quando a Fiat Toro foi lançada, rapidamente conquistou o mercado com seu design e proposta de picape urbana. No entanto, o motor de entrada, o 1.8 E.torQ aspirado, era frequentemente criticado por oferecer um desempenho considerado insuficiente para o peso do veículo. O 0 a 100 km/h na casa dos 13 segundos (com etanol) refletia essa lentidão, gerando a fama de ser “manca”.

O Salto Flex: Do 1.8 ao 1.3 Turbo (T270)

A grande revolução para as versões Flex da Toro veio com a introdução do motor 1.3 Turbo Flex T270. O motor aspirado 1.8 (com 139 cv e 19,3 kgfm com etanol) foi amplamente substituído por um propulsor menor, mas turbinado, que elevou o patamar de desempenho de forma notável:

Potência T270 (Etanol): 185 cv (originalmente) a 176 cv (versões mais recentes).

Torque T270 (Etanol/Gasolina): 27,5 kgfm.

O ganho de torque foi o divisor de águas: o T270 entrega seus 27,5 kgfm em baixíssimas rotações (cerca de 1.750 rpm), enquanto o motor 1.8 só entregava seu pico de 19,3 kgfm em rotações muito mais altas, obrigando o motorista a acelerar mais e comprometendo o consumo e a agilidade.

Novo motor da Toro 2.2 Turbo diesel – Foto: Divulgação

Com o 1.3 Turbo, a Toro viu seu tempo de 0 a 100 km/h cair para cerca de 10 segundos, uma melhoria superior a 20%, transformando a picape em um veículo muito mais responsivo e seguro, especialmente em ultrapassagens.

A Força Diesel: Novo MultiJet 2.2 Turbodiesel

O motor a diesel também recebeu um upgrade substancial na linha Fiat Toro 2025 nas versões mais caras (Volcano e Ranch), visando maior performance e se alinhando a propulsores mais modernos do grupo Stellantis (como o da Ram Rampage). O antigo motor 2.0 Turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm foi substituído pelo MultiJet 2.2 Turbodiesel, resultando em:

Motorização Potência (cv) Torque (kgfm) Ganho
2.0 TD (Antigo) 170 cv 35,7 kgfm
2.2 TD (Novo) 200 cv 45,9 kgfm +18% Potência / +29% Torque

Este novo propulsor de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque (um ganho de 29% no torque) não só elevou a capacidade de tração e trabalho, como também melhorou o desempenho dinâmico: o 0 a 100 km/h caiu de 11,4 segundos (com o 2.0) para impressionantes 9,5 a 9,7 segundos (com o 2.2). Além disso, as pesquisas indicam que o novo motor 2.2 é mais econômico e silencioso que o anterior.

Como a Fiat Toro evoluiu de “Manca” para um jogo de força e torque – Foto: Divulgação

O Pacote Completo

A evolução da Toro não se restringiu à mecânica. Junto aos novos motores turbo, a picape recebeu tecnologias de conectividade aprimoradas e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), como frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa nas versões topo de linha.

O casamento da força turbinada com tecnologia de ponta solidificou a posição da Fiat Toro como uma das picapes intermediárias mais vendidas e desejadas do país.

A troca do motor 1.8 pelo 1.3 Turbo foi a melhor decisão da Fiat para a Toro? E o que você achou do salto de torque para 45,9 kgfm no novo 2.2 Diesel? Deixe sua opinião sobre a evolução da picape!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.