Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1? Entenda o processo do escândalo ‘Singapuragate’

Felipe Massa, em Interlagos, comenta o processo multimilionário contra F1 e FIA pelo Singapuragate e busca por justiça no resultado do campeonato de 2008.

De volta ao Autódromo de Interlagos, palco que o consagrou vencedor de dois GPs do Brasil na F1 em 2006 e 2008, Felipe Massa falou sobre os desdobramentos de seu processo judicial. O ex-piloto da Ferrari participou das primeiras audiências de sua ação contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone (ex-presidente da F1) em razão do impacto do escândalo do Singapuragate no campeonato de 2008.

Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1?

Massa e sua equipe de advogados participaram de três dias de audiência na Corte Inglesa, no Reino Unido, na última semana. O piloto demonstrou satisfação com o andamento:

“Saímos otimistas (das primeiras audiências), sem dúvida. Os advogados fizeram um trabalho explicando toda a situação da maneira correta, e agora é esperar a decisão do juiz. É um juiz que pelo menos parece entender um pouco, ter estudado o caso. Isso é positivo, vamos esperar a decisão dele mas logicamente estamos positivos”, disse Massa.

A expectativa é que o juiz responsável pelo caso, Robert Jay, se pronuncie em até três meses, embora um veredito possa ser antecipado. A decisão pode ser favorável a Massa (parcial ou integralmente), ou pode acatar o pedido dos réus para que o processo não avance. Caso a manifestação seja negativa, a defesa do piloto pode recorrer.

Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1?
Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1? – Foto: Reprodução

 

Busca por Justiça, não pelo título de Hamilton

Questionado sobre seu objetivo, Massa reforçou que sua luta é por justiça no esporte: “É por isso que a gente sempre lutou, e isso é o que sempre tem que ter. A justiça do esporte, que é o que importa. Eu espero que a gente consiga trabalhar em cima daquilo que não foi correto, por um piloto, e que não aconteça com nenhum piloto o que eu passei.”

A defesa do brasileiro fez questão de reforçar em seu pedido que não busca tirar o título de 2008 de Lewis Hamilton, campeão daquele ano.

No processo, que tem 41 páginas, a defesa de Massa solicita uma indenização de 64 milhões de libras (cerca de R$ 452 milhões) e duas declarações cruciais de responsabilidade relacionadas à batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008:

“A FIA agiu em violação de seus próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente (de Nelsinho Piquet) em 2008.”

“Se a FIA não tivesse agido em violação de seus próprios regulamentos, ela teria cancelado ou ajustado os resultados do Grande Prêmio de Singapura, com a consequência de que o Sr. Massa teria vencido o Campeonato de Pilotos de 2008.”

O escândalo, batizado de “Singapuragate”, só foi revelado em 2009, quando o Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) confirmou a colisão premeditada. Na época, no entanto, o regulamento esportivo da F1 só permitia contestar resultados até a cerimônia de premiação anual, que havia ocorrido em dezembro de 2008.

Leia aqui: Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubinho e Felipe Massa: veja o que os pilotos têm em comum

Você acompanha o caso Singapuragate? Acredita que Felipe Massa deve ser compensado pela falha em investigar o escândalo em 2008? Deixe sua opinião sobre a busca por justiça no esporte!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.