Toyota confirma novo motor V8 híbrido Biturbo para futuros carros esportivos
Toyota confirma novo motor V8 híbrido biturbo para carros de alta performance. O sistema não será plug-in, focando em torque e desempenho. Versões GR e Lexus terão aplicações distintas!
A Toyota acaba de reafirmar seu foco no desempenho de alta octanagem ao anunciar o desenvolvimento de um novo motor V8 híbrido biturbo. A revelação, feita no Japan Mobility Show, sinaliza a estratégia da montadora de fundir a potência tradicional da combustão com a eficiência e o torque instantâneo da tecnologia híbrida moderna.
Toyota confirma novo motor V8 híbrido Biturbo para futuros carros esportivos
O novo V8 está posicionado para ser a peça central da futura estratégia de veículos de alta performance da Toyota e da Lexus, garantindo a emoção dos motores de grande capacidade, ao mesmo tempo que atende aos rigorosos padrões globais de emissões.
O chefe global de powertrain da Toyota, Takashi Uehara, confirmou que o motor V8 biturbo híbrido está sendo desenvolvido como parte da arquitetura de motor modular da empresa. Embora as especificações finais permaneçam em segredo, os indícios apontam para um deslocamento em torno de 4.0 litros, combinando um motor a combustão de alta rotação com assistência elétrica.
Uehara enfatizou um ponto crucial: o sistema híbrido não será do tipo plug-in. Essa escolha permite à Toyota manter o foco no desempenho e na dinâmica de condução, usando o sistema elétrico como um aprimoramento para o torque e a resposta, em vez de priorizar apenas a autonomia e a eficiência de combustível.

O novo V8 está no topo da linha de motores modulares da Toyota, que também inclui opções turbo menores de 1.5 e 2.0 litros. Essa arquitetura compartilhada permite à Toyota otimizar o desenvolvimento e oferecer desempenho escalável para uma ampla gama de modelos.
O sistema modular dá aos engenheiros a flexibilidade de criar variantes mais “suaves” para uso diário e versões mais “musculosas”, projetadas especificamente para a condução de alto desempenho.
Papéis Distintos: Lexus vs. Toyota GR
Embora tanto a Lexus quanto a divisão de performance da Toyota, Gazoo Racing (GR), devam utilizar o novo V8 híbrido, cada marca o aplicará com um foco diferente:
Lexus: Priorizará o refinamento, a entrega de potência suave e o conforto de condução premium.
Toyota GR: Focará no desempenho bruto, na resposta mais acentuada do acelerador e em uma experiência de condução mais visceral e racing.
Essa dualidade garante que a tecnologia V8 sobreviva na era da eletrificação, atendendo tanto ao luxo discreto quanto à performance extrema.
Você prefere a abordagem da Toyota de usar a tecnologia híbrida para melhorar o desempenho de um V8 a combustão, em vez de focar apenas na eficiência de um carro elétrico puro?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.