BYD lança seu primeiro ‘Kei Car’ e Suzuki vê “grande ameaça”

A BYD lança o Racco, seu primeiro Kei Car no Japão, e o presidente da Suzuki Motor o chama de "grande ameaça". Entenda a disputa no segmento que representa 40% do mercado japonês e saiba mais sobre a estratégia de crescimento gradual da BYD no país.

BYD acaba de intensificar sua ofensiva no mercado japonês, um dos mais fechados e tradicionais do mundo. No Salão Automóvel de Tóquio de 2025, a montadora chinesa estreou o Racco, seu primeiro veículo na categoria Kei Car, sinalizando uma entrada ambiciosa no segmento de carros ultracompactos, que é distintivo do Japão.

BYD lança seu primeiro ‘Kei Car’ e Suzuki vê “grande ameaça”

A jogada despertou uma reação imediata das lideranças japonesas. O presidente da Suzuki Motor, Toshihiro Suzuki, expressou publicamente sua preocupação, descrevendo a BYD como uma “grande ameaça” em meio à intensificação da concorrência, conforme relatado pelo IT-home.

Toshihiro Suzuki, cuja empresa domina historicamente o segmento Kei Car, reconheceu a importância da entrada da BYD. “Existem muitos padrões para carros pequenos ao redor do mundo, e a BYD escolheu o padrão japonês K-Car. Estou satisfeito com isso”, disse Suzuki.

No entanto, ele não escondeu a apreensão. “Uma nova competição está começando”, afirmou, admitindo que a BYD representa uma “ameaça significativa”. O motivo é claro: os consumidores japoneses estão demonstrando uma abertura crescente para a compra de produtos chineses.

BYD lança seu primeiro ‘Kei Car’ e Suzuki vê “grande ameaça” – Foto: Divulgação

Estratégia da BYD: Mais Opções, Menos Conflito

Em resposta, Liu Xueliang, Gerente Geral de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, minimizou a ideia de competição direta. Ele afirmou à mídia chinesa que o objetivo da BYD no Japão não é derrubar as marcas nacionais.

“Não estamos aqui para competir com as montadoras japonesas”, declarou Liu. “Nosso objetivo é oferecer aos consumidores japoneses mais opções para que possam escolher livremente o carro ou a marca que preferem.”

A BYD, que está presente no Japão há duas décadas, só formalizou sua entrada no mercado de carros de passeio em julho de 2022. Desde então, a empresa lançou vários modelos totalmente elétricos, como o Atto 3, Dolphin, Seal e Sealion 7. As vendas acumuladas de automóveis de passageiros no país atingiram 7.123 unidades em outubro de 2025, com a BYD afirmando que seu desempenho em 2025 já superou o total previsto para 2024 nos primeiros nove meses.

A Importância da Categoria Kei Car

A categoria Kei Car é fundamental para o mercado automotivo japonês, representando cerca de 40% do total de automóveis e movimentando cerca de 18 bilhões de dólares anualmente. Os veículos são definidos por regras estritas: motores com menos de 660 cc e dimensões extremamente compactas.

Atualmente, o Honda N-Box é o Kei Car mais vendido no Japão em 2025, seguido por modelos como Suzuki Spacia, Daihatsu Move, Daihatsu Tanto e Suzuki Hustler. A entrada da BYD, com seu novo Racco, pode chacoalhar este ranking historicamente dominado por montadoras locais.

Liu Xueliang observou que a expansão da BYD no Japão será constante e gradual, permitindo que a empresa identifique e resolva problemas, fortalecendo sua plataforma local antes de uma aceleração maior.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.