Eletromobilidade em disparada: Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 89% no Brasil

O mercado de carros eletrificados no Brasil disparou 89% em 2024, com recordes de vendas em 2025. Entenda o boom de híbridos e elétricos, suas vantagens (eficiência e economia) e os desafios.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos) está em uma trajetória de crescimento acelerado e impressionante. De acordo com os dados mais recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o setor registrou um crescimento explosivo de 89% em 2024, saltando de 93.927 unidades em 2023 para 177.358 unidades emplacadas.

Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 89% no Brasil

O ritmo segue intenso em 2025: somente até agosto, já foram comercializados 126.087 veículos eletrificados. Esse volume representa uma participação de 9,4% no mercado automotivo leve do país. O ápice desse boom foi atingido em maio, com a consolidação de recordes de vendas consecutivas, totalizando 16.641 unidades vendidas em apenas um mês.

A ascensão dos veículos eletrificados se deve a vantagens claras em relação aos modelos de combustão. Estes carros chamam a atenção pela eficiência energética e, consequentemente, pelo menor custo de manutenção.

Enquanto os motores tradicionais aproveitam, em média, apenas 30% da energia (o restante é perdido em calor e atrito), os modelos elétricos oferecem um desempenho superior e um uso de energia mais inteligente. Além disso, a baixa ou zero emissão de gases de efeito estufa e a redução de ruídos contribuem diretamente para a melhoria da qualidade do ar e sonora nas cidades.

Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 89% no Brasil - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 89% no Brasil – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Os desafios da cadeia e da infraestrutura

Apesar do cenário promissor, a eletrificação ainda enfrenta obstáculos importantesGyovanna Alves e Silva Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, alerta para a necessidade de olhar toda a cadeia produtiva.

“Apesar das vantagens ambientais e econômicas, é preciso considerar toda a cadeia, desde a produção até o descarte das baterias, que ainda gera impactos relevantes”, avalia a especialista.

A preocupação com os resíduos das baterias é real, embora já existam propostas de reaproveitamento, como o uso em sistemas de energia para edifícios. Além disso, a docente ressalta dois pontos cruciais para a consolidação da tecnologia no Brasil:

Expansão da Infraestrutura de Recarga: A rede de eletropostos ainda é insuficiente para atender à demanda crescente.

Diversificação de Opções Acessíveis: A oferta de veículos elétricos e híbridos com preços mais competitivos é essencial para democratizar o acesso.

Mesmo diante dessas barreiras, a tendência é de que a eletrificação se firme no país. “Os números mostram que o interesse dos brasileiros cresce a cada ano. Com a chegada de novos modelos e preços mais competitivos, somados a políticas de incentivo e campanhas de conscientização, os veículos elétricos devem ocupar cada vez mais espaço no mercado automotivo nacional”, conclui a coordenadora. 

Leia aqui: BYD bate recorde com mais de 441 mil carros eletrificados vendidos

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.