Inovação brasileira brilha no exterior: Sistema de otimização de motores reduz consumo e poluição

Startup brasileira Hydroflex Veicular, do Parque Tecnológico de Sorocaba, ganha ouro internacional por sistema de injeção de hidrogênio em motores flex. Conheça a inovação que representará o Brasil no WebSummit Lisboa 2025.

A inovação brasileira conquista o mundo. A Hydroflex Veicular, uma promissora startup residente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foi a grande vencedora de três importantes reconhecimentos internacionais em setembro, graças ao seu revolucionário sistema de injeção de hidrogênio em motores flex. A tecnologia promete uma combustão mais completa, eficiente, econômica e significativamente menos poluente.

Inovação brasileira brilha no exterior: Sistema de otimização de motores reduz consumo e poluição

Desenvolvido desde 2017 por uma equipe multidisciplinar de eletrônica, TI, química e mecânica automotiva, o sistema Hydroflex™ otimiza a queima de combustível, resultando em benefícios imediatos: melhora no desempenho do veículo, redução de até 30% no consumo de combustível e uma impressionante diminuição de até 80% na emissão de poluentes.

Os prêmios foram conquistados em importantes eventos de inovação na Europa. A Hydroflex garantiu duas medalhas de ouro:

Na Semana da Inovação da Sérvia (2 a 9 de setembro).

Na INOVA – Feira Internacional de Invenções da Croácia (25 a 28 de setembro).

Competindo com mais de 300 iniciativas de inventores de diversos países, o projeto não só levou a ouro na Croácia, como também foi homenageado pela Associação dos Inventores do Irã, recebendo um prato de porcelana.

Foto: Hydroflex

“É um reconhecimento internacional de um trabalho que estamos desenvolvendo há mais de oito anos. Além de abrir portas, nos dá credibilidade e nos estimula a desenvolver novos projetos, além de incentivar a melhoria contínua do nosso atual produto e serviço”, afirma Marcos Cabral, CEO e fundador da Hydroflex.

Além da economia e da sustentabilidade, o sistema proporciona benefícios de longo prazo para o veículo, como a descarbonização, que reduz o desgaste dos pistões e velas, permitindo um maior intervalo entre as trocas de óleo e prolongando a vida útil do motor.

De Sorocaba para o WebSummit Lisboa 2025

O sucesso da startup não para por aí. Recentemente, a Hydroflex foi selecionada pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) para integrar a comitiva que representará o estado no WebSummit Lisboa 2025. O evento, que ocorrerá em novembro na capital portuguesa, é um dos maiores do mundo em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Nelson Cancellera, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, destacou o impacto da Hydroflex: “As conquistas da Hydroflex demonstram o alto nível e a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos no Parque Tecnológico de Sorocaba. Essa criação da empresa, certamente, tem potencial de gerar transformações no setor automobilístico do mundo todo. E fazer a diferença globalmente é justamente o que o Parque Tecnológico almeja.”

Leia aqui: Fumaça saindo do escapamento branca, azul ou preta: o que cada cor indica?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.