Sem fumaça, só água: Toyota revela Tacoma H2-Overlander, a picape off-road a Hidrogênio
Toyota Tacoma H2-Overlander: Conheça a picape off-road conceito a hidrogênio (FCEV) com 547 cv. Desenvolvida pela TRD, ela recicla a água do escapamento e funciona como carregador para dois carros elétricos. Tecnologia Mirai no 4x4.
A Toyota reafirma seu forte compromisso com a tecnologia de células de combustível de hidrogênio (FCEV). No Salão do Automóvel de Nova Orleans (SEMA), em Las Vegas, a montadora japonesa surpreendeu ao apresentar o conceito Tacoma H2-Overlander, uma picape off-road robusta e totalmente ecológica.
Toyota revela Tacoma H2-Overlander, a picape off-road a Hidrogênio
Projetado e construído pela Toyota Racing Development (TRD), o H2-Overlander é uma fusão de plataformas e tecnologias:
- Plataforma Base: Utiliza a arquitetura TNGA-F da Tacoma.
- Trem de Força FCEV: Recebe o sistema de célula de combustível de segunda geração, vindo diretamente do sedã Mirai.
- Armazenamento: A picape conta com três tanques de hidrogênio, totalizando 6 kg de capacidade, habilmente montados dentro das longarinas do chassi.
- Bateria e Potência: Complementando o sistema FCEV, há uma bateria de íon-lítio de 24,9 kWh. O conjunto é impulsionado por um motor dianteiro (301 cv) e um motor traseiro (252 cv), entregando uma potência combinada de 547 cv.

Para garantir a durabilidade e o desempenho off-road, o chassi e a suspensão foram reforçados com um kit TRD de longo curso e amortecedores Fox 2.5 Performance Elite Series.
Inovação sustentável: água de reuso e energia para eletrônicos
O subproduto de uma célula de combustível de hidrogênio é a água, e a Toyota transformou isso em uma característica inovadora para os amantes do overlanding.
Sistema de Recuperação de Água: O H2-Overlander possui um engenhoso sistema (com patente pendente) que coleta e filtra a água produzida pela reação química. Essa água pode ser utilizada para tarefas no acampamento, como lavar e tomar banho (mas a Toyota desaconselha o consumo).
Fonte de Energia Externa: A picape funciona como uma usina móvel. Sua fonte de alimentação de 15 quilowatts pode eletrificar um acampamento inteiro ou, impressionantemente, carregar simultaneamente dois veículos elétricos através de tomadas NEMA 14-50.

Visualmente, o conceito vai muito além de uma simples Tacoma. A Toyota adicionou melhorias que otimizam o uso em acampamentos e trilhas:
Sistema de Armazenamento Personalizado: A caçamba recebeu um sistema feito com painéis de fibra de carbono reciclada que se levantam para revelar equipamentos de acampamento, como churrasqueira e refrigerador.
Equipamento Off-Road: A picape conta com para-choques reforçados com ganchos de reboque, um guincho frontal, pranchas de desatolamento e uma barraca no teto.
Iluminação: Barras de luz no para-choque e sete faróis circulares no teto garantem ampla iluminação auxiliar.
Embora a Toyota não tenha planos imediatos de instalar o FCEV na geração atual da Tacoma, o conceito H2-Overlander é uma prova de que picapes off-road a hidrogênio são possíveis, reforçando a visão da marca para o futuro da propulsão.
Você trocaria o motor a gasolina de uma picape tradicional pelo sistema FCEV do Tacoma H2-Overlander, com seus 547 cv e água para o acampamento? O hidrogênio é o futuro do off-road? Comente!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.