Risco de vida e caos urbano: a urgência do desvio na BR-101

BR-101 Morro dos Cavalos: O projeto de contorno viário de R$ 291 milhões é a solução rápida para os 100 mil veículos diários? Entenda por que o governo catarinense priorizou o desvio mais barato em vez do túnel bilionário e o impacto na segurança após a explosão que devastou o trecho.

Um dos pontos mais críticos do tráfego rodoviário brasileiro, o Morro dos Cavalos, na BR-101 (Palhoça, Santa Catarina), pode estar à beira de uma solução inédita. Com um fluxo diário de cerca de 100 mil veículos, este trecho da rodovia é sinônimo de congestionamentos gigantescos e, tragicamente, de acidentes graves e paralisações totais que impactam toda a economia do Sul do país.

Risco de vida e caos urbano: a urgência do desvio na BR-101

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), protocolou junto ao Ministério dos Transportes um projeto de contorno viário que promete desafogar a região. A proposta é uma alternativa quatro vezes mais barata do que o túnel bilionário planejado no passado, mas que ainda assim complementa a solução definitiva.

O foco atual mudou do custoso túnel duplo (estimado em R$ 1,3 bilhão, ou até R$ 1,2 bilhão em outras projeções) para um contorno viário mais enxuto e rápido de ser executado.

Solução Proposta Extensão Custo Estimado Situação
Contorno Viário (Projeto Atual) 5,2 km R$ 291 milhões Protocolado no Ministério dos Transportes, prioridade.
Túnel Duplo (Projeto Anterior) Não detalhado R$ 1,3 bilhão (ou R$ 1,2 bi) Complementar, postergado devido ao alto custo e questões como o licenciamento ambiental e terra indígena.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade do estado, prevê um binário inteligente para lidar com os 100 mil carros diários.

Risco de vida e caos urbano: a urgência do desvio na BR-101 – Foto: Reprodução

 

Pista Existente (Sentido Norte): Reformulação para três faixas de 3,6m de largura.

Contorno a ser Construído (Sentido Sul): Implementação de duas faixas de 3,6m, com acostamentos adequados.

Além disso, o projeto inclui a construção de uma ponte sobre o rio Maciambu e um viaduto de 80 metros, com limites de velocidade de 60 km/h nas curvas críticas e 80 km/h no restante do trecho. O túnel, embora complementar ao desenho final, será construído posteriormente.

A urgência: segurança e economia em risco

A necessidade de uma intervenção no Morro dos Cavalos transcende o alívio do trânsito e atinge diretamente a segurança e a economia regional:

  1. O Risco Catastrófico de Acidentes: O trecho sinuoso e de alto fluxo é palco frequente de desastres. Em abril deste ano, o tombamento e a explosão de um caminhão-tanque de combustível atingiram 21 carros e 3 carretas, deixando feridos e causando um bloqueio total de proporções alarmantes. As paralisações são constantes devido a colisões, panes e incêndios de veículos, como evidenciado em ocorrências recentes.
  2. Impacto Econômico de Bloqueios: A BR-101 é a principal artéria logística do Sul do Brasil. Quando o Morro dos Cavalos fecha, o trânsito é represado, afetando o transporte de cargas, a indústria e o turismo de toda a Grande Florianópolis e do estado. A falta de rotas alternativas viáveis torna cada acidente uma crise logística.
  3. Redução de Velocidade e Produtividade: Mesmo sem acidentes, as curvas acentuadas e a geografia do local obrigam à redução da velocidade, gerando lentidão crônica e desperdício de tempo e combustível para os milhares de motoristas que dependem da via.

Apesar das críticas políticas sobre o timing eleitoral (2026), o governador reitera que a motivação principal é a urgência de salvar vidas e garantir a fluidez da rodovia, principal corredor logístico de Santa Catarina.

Túnel pode sair do papel

O projeto original de túneis, que resolveria de forma mais definitiva o problema, segue travado desde 2017 por uma combinação de fatores:

  • Custo Astronômico: O valor estimado de R$ 1,3 bilhão (ou R$ 1,2 bilhão) é muito superior ao do contorno viário atual.

  • Burocracia Federal e Indígena: Por se tratar de uma rodovia federal em área sob concessão e que atravessa a Terra Indígena Morro dos Cavalos (etnia Guarani), o projeto exige o envolvimento do DNIT, ANTT, Funai e aprovação do TCU, tornando a execução extremamente complexa e demorada.

O contorno viário surge, portanto, como uma solução de curto/médio prazo, mais barata e viável para ser executada antes que um novo desastre paralise o estado.

Com a BR-101 em risco constante, o Governo de Santa Catarina está certo em priorizar o contorno viário de R$ 291 milhões em vez de insistir no túnel de mais de R$ 1 bilhão? Comente abaixo: qual das duas obras deveria ser a prioridade máxima para a BR-101?

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.