Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança

Stellantis realiza "Localization & Innovation Week" em Betim para impulsionar nacionalização de tecnologia e alinhar fornecedores ao Programa Mover. Destaque para a preparação das montadoras para a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativa (ADAS) a partir de 2027 no Brasil.

Stellantis, gigante automotiva responsável por marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, realizou em seu Polo Automotivo de Betim (MG) a estratégica “Localization & Innovation Week”. O evento reuniu 30 fornecedores globais, equipes internas da montadora e representantes de órgãos de fomento, como o Programa Mover e a InvestMinas, em um esforço coordenado para impulsionar a inovação, a nacionalização de componentes e o futuro da mobilidade na América do Sul.

Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança

A iniciativa de Betim reforça o compromisso da Stellantis em desenvolver o ecossistema tecnológico local, buscando maior competitividade, sustentabilidade e a criação de empregos altamente qualificados no Brasil.

O encontro funcionou como uma plataforma de colaboração, integrando áreas cruciais da Stellantis (Compras, Engenharia, Design) com a cadeia de suprimentos. O objetivo central é desenvolver soluções que atendam às necessidades e regulamentações do mercado local, consolidando o Brasil como um centro de excelência tecnológica e produtiva.

Dulcinéia Caldeira Brant, vice-presidente sênior de Compras da Stellantis para a América do Sul, destacou a importância da sinergia:

“O futuro da mobilidade passa pela colaboração entre todos os elos da cadeia automotiva. Este encontro conecta inovação, talentos e tecnologia, fortalecendo o ecossistema local e ampliando o desenvolvimento de soluções no Brasil e na América do Sul.”

Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança - Foto: Divulgação
Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança – Foto: Divulgação

Os Tópicos-Chave da Semana

O evento discutiu tendências cruciais para a transição do setor automotivo:

Conectividade e Eficiência Energética: Soluções em mobilidade inteligente e propulsão mais limpa (como a tecnologia Bio-Hybrid já desenvolvida pela Stellantis no Brasil).

Oportunidades Fiscais: Debate sobre o aproveitamento de incentivos do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que oferece créditos fiscais para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e para a ampliação do nível de nacionalização de autopeças.

Design e Regulamentações Futuras: Tendências de estilo alinhadas às próximas exigências de segurança veicular.

Segurança Ativa 2027

Um dos maiores destaques da Localization & Innovation Week foi a discussão sobre as novas legislações de segurança veicular que devem entrar em vigor no Brasil a partir de 2027.

O Programa Mover (sucessor do Rota 2030) estabelece novas exigências para os veículos, incluindo a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativa, como os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS). Entre os requisitos previstos para se tornarem 100% obrigatórios até outubro de 2027, está o Sistema de alerta ou visibilidade traseira (câmera ou aviso sonoro).

A Stellantis demonstrou estar à frente, já atuando no desenvolvimento dessas soluções de segurança, reforçando seu compromisso proativo com a proteção e satisfação dos consumidores, e preparando seus veículos para atenderem aos padrões de segurança mais rigorosos.

Leia aqui: E agora? Stellantis se pronuncia após Citroën Basalt tirar nota zero no Latin NCAP

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.