Sistema híbrido da GWM ganha prêmio inédito de engenharia automotiva

O sistema híbrido Hi4 da GWM ganha o maior Prêmio Nacional de Engenharia da China, sendo a primeira tecnologia híbrida a alcançar esse feito em 30 anos.

A Great Wall Motor (GWM) alcançou um marco histórico na engenharia automotiva chinesa. Seu sistema híbrido de tração nas quatro rodas, o Hi4 (Hybrid Intelligent Four-Wheel-Drive), recebeu o prestigiado Prêmio Nacional de Engenharia da China, concedido pela Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos (SAE-China). Esta é a primeira vez em mais de 30 anos que uma tecnologia de propulsão híbrida conquista o maior reconhecimento do país no setor.

Sistema híbrido da GWM ganha prêmio inédito de engenharia automotiva

O sistema Hi4 é uma arquitetura híbrida original da GWM, projetada para fornecer tração nas quatro rodas por meio de uma configuração de motor duplo. A empresa destaca que a tecnologia supera as limitações de layouts híbridos tradicionais (série e paralelo), oferecendo uma solução mais eficiente e escalável.

A plataforma Hi4 é a base de uma família de arquiteturas híbridas flexíveis, projetadas para se adaptar a diferentes tamanhos de veículos e cenários de uso. 

Sistema híbrido da GWM ganha prêmio inédito de engenharia automotiva – Foto: Divulgação

Dentro dessa família, a GWM desenvolveu o Hi4-T, descrito como o primeiro sistema híbrido paralelo de 9 velocidades, motor único e tração nas quatro rodas da China, voltado especificamente para aplicações off-road.

De acordo com a GWM, o sistema incorpora uma configuração avançada:

VGT Dupla: O motor utiliza um Turbocompressor de Geometria Variável (VGT) duplo, capaz de operar em altas temperaturas.

Alta Eficiência: Em conjunto com um sistema de combustão de alta eficiência, esses componentes permitem que o motor turboalimentado de 3,0 litros alcance uma “eficiência térmica líder mundial” para um trem de força de grande cilindrada.

Impacto e Reconhecimento Global

A excelência da tecnologia Hi4 não se restringe aos prêmios. A GWM informou que a família Hi4 contribuiu para:

  • Patentes: Recebimento de 122 patentes.

  • Padrões Nacionais: Desenvolvimento de nove padrões nacionais na China, cobrindo áreas como sistemas de energia híbrida, segurança de bateria e desempenho off-road.

Com a demanda aquecida, as vendas globais da GWM ultrapassaram 923.000 unidades em setembro de 2025. Os modelos equipados com Hi4 impulsionam esse crescimento, sendo a variante Tank 400 Hi4-T um destaque, com 2.805 unidades vendidas apenas em setembro.

A tecnologia já conquistou o mercado internacional, com veículos Hi4 exportados para 19 mercados, incluindo Austrália e Nova Zelândia.

O reconhecimento do sistema Hi4-T é um sinal da ascensão da engenharia chinesa. Qual impacto você acha que essa tecnologia terá no mercado global de SUVs e veículos off-road? Compartilhe sua opinião!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.