Cuidado! “Quilometragem fantasma” pode estar estragando seu carro e você nem sabe

A 'quilometragem fantasma' acontece quando o carro fica parado no trânsito. Entenda por que isso estraga o motor e exige mais manutenção.

A quilometragem fantasma é um problema real para quem pega muito trânsito e pode estar desgastando seu motor agora mesmo. Esse fenômeno acontece quando o carro está ligado, mas parado, e o painel não marca os quilômetros rodados. Acompanhe o Garagem360 e entenda melhor!

O que é a quilometragem fantasma na prática?

Vamos lá, a quilometragem fantasma é fácil de entender. É todo o tempo que o motor do seu carro passa funcionando enquanto as rodas estão paradas. Pense naquele congestionamento pesado de fim de tarde. O motor está ligado. Ele está queimando combustível. O óleo está circulando, esquentando e se contaminando.

Quilometragem fantasma
Foto: Shutterstock

A ventoinha liga e desliga. Mas, como o carro não está andando, o hodômetro (o marcador de quilometragem) fica travado no mesmo número. O problema é que o carro está, sim, sofrendo desgaste. O motor continua trabalhando, muitas vezes em marcha lenta. Essa não é a condição ideal de funcionamento para ele.

Por que o motor parado no trânsito sofre mais?

O motor foi feito para funcionar melhor em rotações constantes, como em uma estrada. Nessa situação, o vento que entra pela grade ajuda muito a refrigerar o sistema. No trânsito intenso, o cenário é o oposto. O carro fica em marcha lenta. Ou seja, o ar circula muito menos. 

A temperatura geral do motor sobe bastante. Em carros manuais, o motorista usa a embreagem o tempo todo. Em carros automáticos, o câmbio também sofre um desgaste maior nesse “anda e para”.

Todo esse esforço não é medido pelo painel. O dono do carro olha o hodômetro e acha que a manutenção está em dia. Na realidade, o veículo está sofrendo o que as fábricas chamam de “uso severo”.

O que mais sofre com o carro parado?

O desgaste não é registrado na quilometragem, mas ele é real. Nesse sentido, vários componentes importantes do carro sentem o impacto:

  • Óleo do motor: o óleo esquenta mais que o normal. Isso pode reduzir sua vida útil e sua capacidade de lubrificação.
  • Sistema de arrefecimento: a ventoinha precisa trabalhar muito mais para tentar baixar a temperatura do motor.
  • Velas e bicos: a queima de combustível em marcha lenta por longos períodos pode criar mais carbonização.
  • Câmbio: em carros automáticos, o “anda e para” constante força o sistema de transmissão.

Como evitar problemas com a quilometragem fantasma?

Se o hodômetro não avisa, como saber a hora certa de fazer a revisão? A resposta está no manual do proprietário. Quase todos os manuais definem o trânsito pesado como “uso severo”. Para quem roda muito em congestionamentos diários, a regra de manutenção precisa mudar.

Se a revisão normal do seu carro é a cada 10.000 km ou 12 meses, o ideal é cortar esse prazo pela metade. Faça a manutenção a cada 5.000 km ou a cada 6 meses, o que vier primeiro. Isso vale principalmente para a troca de óleo, que é vital para a saúde do motor.

A lógica é parecida com a de aviões, que medem a manutenção por horas de voo. Como os carros ainda não fazem isso, o motorista precisa ficar atento. Ficar parado no trânsito conta (e muito!) como desgaste.

Já tinha parado para pensar nisso? Você pega muito trânsito no seu dia a dia? Comente aqui e continue no Garagem360 para mais dicas de manutenção!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.