Toyota e-Palette promete ser de ônibus a loja móvel autônoma

A Toyota revela o e-Palette, um veículo autônomo e modular com acessibilidade total. Projetado para funcionar como transporte, loja ou espaço de entretenimento, o e-Palette faz parte do plano da Toyota para lançar a direção autônoma Nível 4 até 2027.

O e-Palette da Toyota não é apenas um veículo, é uma plataforma de mobilidade multiuso projetada para redefinir o transporte e os serviços urbanos. Com um design inovador, interior espaçoso e capacidade de direção autônoma, este veículo modular visa oferecer novas experiências e transformar a paisagem das cidades.

Toyota e-Palette promete ser de ônibus a loja móvel autônoma

O e-Palette foi concebido para ser altamente funcional e inclusivo:

  • Interior Amplo: As janelas amplas e o design criam uma sensação de amplitude, permitindo que o veículo se adapte facilmente a diferentes funções.

  • Acessibilidade: Priorizando a liberdade de movimento para todos, o veículo apresenta piso baixo e portas de correr largas para embarque e desembarque rápidos.

  • Rampa Elétrica: O recurso de ajuste de altura do piso e a rampa elétrica permitem que usuários de cadeira de rodas embarquem e desembarquem de forma independente em calçadas de até 15 cm de altura, sem a necessidade de assistência.

Toyota e-Palette promete ser de ônibus a loja móvel autônoma
Toyota e-Palette promete ser de ônibus a loja móvel autônoma – Foto: Divulgação

 

Versatilidade: De Transporte a Loja Móvel

O principal diferencial do e-Palette é sua capacidade de oferecer aplicações multiuso ao longo do dia, adaptando-se às necessidades dos clientes. Basta equipar o interior com diferentes dispositivos para alternar sua função:

Aplicação Exemplo de Uso
Transporte Ônibus de transporte pela manhã e à noite.
Comércio Loja móvel para diversos produtos durante o dia.
Entretenimento Veículo de entretenimento com equipamentos de comunicação remota, oferecendo visualizações esportivas realistas ou experiências turísticas imersivas.

Direção Autônoma e Planos de Implementação

O e-Palette é compatível com um sistema de direção automatizado (ADK: Kit de Direção Automatizada) e já é capaz de suportar especificações de Nível 2. A Toyota está trabalhando ativamente para lançar no mercado veículos equipados com sistemas de direção autônoma de Nível 4 durante o ano fiscal de 2027.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O veículo garante robustez e segurança por meio de:

  • Sistemas Redundantes: Implementados para garantir a confiabilidade do sistema de direção.

  • Integração ADK e VCI: O veículo utiliza a Interface de Controle do Veículo (VCI) da Toyota, que permite a integração padronizada de hardware e software de controle de direção automatizada de diversas empresas parceiras.

A implantação do e-Palette ocorrerá inicialmente em locais estratégicos, como a TOYOTA ARENA TOKYO e a futura Toyota Woven City, onde será utilizado tanto para serviços de transporte quanto como loja móvel.

A visão da Toyota é expandir as possibilidades de mobilidade para alcançar uma sociedade onde todos desfrutem da liberdade de movimento, movendo as pessoas tanto emocional quanto fisicamente.

O conceito do e-Palette como loja móvel ou veículo de entretenimento autônomo te agrada? Em qual serviço ou aplicação você gostaria de ver o e-Palette em sua cidade? Deixe sua sugestão nos comentários!

Leia aqui: Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.