A farra acabou: veja as ‘barbeiragens’ de moto que agora vão dar multa no RJ
A prefeitura do Rio apertou o cerco: motociclistas que fizerem 'barbeiragem' serão punidos. Veja novas regras e multas que vêm aí!
O bicho vai pegar! Agora, os motociclistas serão punidos por fazer barbeiragem no Rio de Janeiro de forma mais dura, pois a prefeitura da cidade publicou um decreto com novas regras para fiscalizar e punir os infratores. Quer entender melhor? Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Por que os motociclistas serão punidos por fazer barbeiragem no Rio?
A princípio, a medida foi criada para aumentar a segurança no trânsito e foca principalmente em mototaxistas e entregadores de aplicativos. Segundo a Prefeitura do Rio, o objetivo é monitorar e coibir os comportamentos de risco que se tornaram comuns nas ruas da cidade. A fiscalização ficará a cargo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).
A prefeitura vai criar um histórico de comportamento para cada condutor, que será avaliado diariamente. Para continuar rodando, o motociclista precisará ter, no mínimo, 60% de suas corridas realizadas sem apresentar nenhum comportamento de risco.
Além disso, será exigido que o veículo esteja devidamente licenciado e que o condutor apresente uma certidão negativa das varas criminais.
Quais ‘barbeiragens’ vão dar punição?
O decreto estabelece claramente quais são as infrações que estarão na mira da fiscalização. A ideia é pegar os maus hábitos que mais causam acidentes e colocam a vida de todos em perigo. As principais “barbeiragens” que serão monitoradas são:
- Exceder a velocidade em mais de 10% do limite permitido na via;
- Realizar manobras perigosas que coloquem outros em risco;
- Andar na contramão;
- Transitar por calçadas, ciclovias ou outras áreas exclusivas para pedestres.
E as penalidades para os infratores?
Com isso, quem for flagrado cometendo essas infrações não receberá apenas uma multa de trânsito comum. O novo programa estabelece punições que afetam diretamente o trabalho do motociclista. A primeira penalidade será a obrigação de fazer um curso de conscientização de segurança no trânsito.
Caso o condutor seja reincidente, as coisas ficam mais sérias. Ele poderá sofrer uma restrição temporária do acesso à plataforma do aplicativo, com um bloqueio que pode variar de 5 a 30 dias. Se as “barbeiragens” continuarem, a punição final será o descadastramento permanente da plataforma, impedindo o motorista de continuar trabalhando.
Por fim, as empresas de aplicativo terão 45 dias para comunicar as novas regras aos seus parceiros antes da implementação.
O que você achou dessa nova medida da prefeitura do Rio? Acredita que vai funcionar para diminuir as “barbeiragens” no trânsito? Deixe sua opinião nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.