HondaJet realiza voo de teste inédito com combustível 100% sustentável
HondaJet faz história ao se tornar o primeiro jato super leve de turbina dupla a voar com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Entenda o marco da Honda Aircraft Company e seu compromisso com a descarbonização.
A Honda Aircraft Company acaba de marcar um momento histórico na aviação executiva. A fabricante anunciou ter se tornado a primeira empresa no segmento de jatos executivos super leves de turbina dupla a voar com sucesso um HondaJet utilizando uma mistura de 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
HondaJet realiza voo de teste inédito com combustível 100% sustentável
O voo de teste, realizado em Greensboro, Carolina do Norte (EUA), utilizou um modelo de produção HondaJet abastecido com uma mistura de combustíveis complexos, como Ésteres e Ácidos Graxos, Querosene Parafínico Sintético (HEFA-SPK) e Querosene Aromático Sintético Hidrodesoxigenado (HDO-SAK).
O sucesso da operação, com pouso na sede da empresa, é o ápice de um esforço conjunto da equipe de engenharia da Honda Aircraft e da GE Honda Aero – joint venture responsável pelos motores HF120 que equipam o HondaJet.
Essa conquista é um avanço significativo em direção à meta global da Honda de descarbonizar suas atividades de negócios até 2050. Embora as aeronaves HondaJet já em serviço operassem com misturas SAF aprovadas de até 50%, a demonstração com 100% de SAF abre novas possibilidades para o futuro do setor.
“Estamos imensamente orgulhosos de nossa equipe de engenharia por levar adiante nosso compromisso com o futuro da aviação, demonstrando que o HondaJet é capaz de operar em uma mistura 100% SAF,” afirmou Amod Kelkar, vice-presidente sênior e diretor comercial da Honda Aircraft Company.
Design Inovador Sustenta a Liderança
O HondaJet se mantém há dez anos como o jato mais eficiente em sua classe, em grande parte devido ao seu design de fuselagem exclusivo. Focado em manter o fluxo laminar em toda a aeronave, o modelo oferece uma melhoria de até 20% na economia de combustível em comparação com aeronaves concorrentes.
Essa eficiência estrutural complementa o uso de SAF, reforçando a posição da Honda Aircraft como líder em inovação e responsabilidade ambiental – reconhecimento formalizado com o Credenciamento do Departamento de Voo Sustentável da National Business Aviation Association (NBAA) em outubro de 2024.
Com mais de 250 unidades entregues globalmente até 2024, a Honda Aircraft continua a expandir sua frota sustentável, enquanto já planeja o futuro com o desenvolvimento do HondaJet Echelon, aeronave para 11 ocupantes, que será oferecida em conjunto com o HondaJet Elite II.
Você acredita que o uso de 100% SAF será o futuro padrão da aviação executiva? Compartilhe sua opinião e debata conosco sobre o papel da tecnologia na descarbonização dos voos!
Leia aqui: Toyota Yaris Cross ou Honda WR-V? Revelamos quem leva a melhor
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.