Recorde histórico: produção de motos dispara e se aproxima de 2 milhões de unidades
A produção de motos no Brasil disparou em 2025 batendo recorde histórico. Setor revisa projeções e deve chegar a 2 milhões de unidades.
Esquentou! A produção de motos no Brasil atingiu um ritmo impressionante e registrou um recorde histórico nos primeiros nove meses de 2025. O setor está tão aquecido que as projeções de fabricação para o ano já foram revistas para cima, beirando a marca de 2 milhões. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Por que a produção de motos no Brasil está tão alta?
Vamos do início: o principal motor desse crescimento é a demanda que não para de subir em todas as regiões do país. De janeiro a setembro, as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 1.496.169 motocicletas. Segundo dados da Abraciclo, a associação dos fabricantes, esse volume é 13,1% maior que o registrado no mesmo período de 2024.
O resultado superou tanto as expectativas que a projeção para o fechamento de 2025 foi atualizada. A nova estimativa é de que 1,95 milhão de motos sejam produzidas, o que representa um crescimento de 11,5% sobre o ano passado. A previsão anterior, divulgada no início do ano, era de 1,88 milhão de unidades.
Fatores que impulsionam o mercado de duas rodas
Diversos elementos explicam o excelente momento do setor. A motocicleta se consolidou como uma solução de mobilidade eficiente e econômica para o dia a dia, além de uma ferramenta de trabalho essencial, principalmente com a expansão dos serviços de delivery.
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destacou em comunicado recente que o bom desempenho se deve à combinação de fatores. “Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável“, afirmou o executivo, conforme divulgado pela .
Principais motivos para a alta
-
Baixo custo: o valor de aquisição e de manutenção das motos é mais acessível.
-
Economia de combustível: são veículos mais econômicos para rodar na cidade.
-
Fonte de renda: crescimento do uso de motos para serviços de entrega e transporte.
-
Facilidade de compra: o consórcio tem ajudado a manter as vendas aquecidas, mesmo com juros altos no financiamento.
Vendas também devem bater recorde em 2025
Contudo, o otimismo não se restringe apenas à produção. As vendas no varejo, ou seja, os emplacamentos, também tiveram suas projeções revisadas para cima. A expectativa da Abraciclo é que o ano termine com 2,1 milhões de motocicletas vendidas. Se confirmado, será um aumento de 11,9% em comparação com 2024.
Esse cenário positivo, impulsionado por investimentos contínuos das montadoras e condições favoráveis, coloca o setor de duas rodas como um dos grandes destaques da indústria nacional em 2025.
Conte para a gente, a moto é a melhor solução para o trânsito das cidades brasileiras?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.