Recorde histórico: produção de motos dispara e se aproxima de 2 milhões de unidades

A produção de motos no Brasil disparou em 2025 batendo recorde histórico. Setor revisa projeções e deve chegar a 2 milhões de unidades.

Esquentou! A produção de motos no Brasil atingiu um ritmo impressionante e registrou um recorde histórico nos primeiros nove meses de 2025. O setor está tão aquecido que as projeções de fabricação para o ano já foram revistas para cima, beirando a marca de 2 milhões. Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Por que a produção de motos no Brasil está tão alta?

Vamos do início: o principal motor desse crescimento é a demanda que não para de subir em todas as regiões do país. De janeiro a setembro, as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 1.496.169 motocicletas. Segundo dados da Abraciclo, a associação dos fabricantes, esse volume é 13,1% maior que o registrado no mesmo período de 2024.

Produção de motos
Foto: Divulgação / Honda

 

O resultado superou tanto as expectativas que a projeção para o fechamento de 2025 foi atualizada. A nova estimativa é de que 1,95 milhão de motos sejam produzidas, o que representa um crescimento de 11,5% sobre o ano passado. A previsão anterior, divulgada no início do ano, era de 1,88 milhão de unidades.

Fatores que impulsionam o mercado de duas rodas

Diversos elementos explicam o excelente momento do setor. A motocicleta se consolidou como uma solução de mobilidade eficiente e econômica para o dia a dia, além de uma ferramenta de trabalho essencial, principalmente com a expansão dos serviços de delivery.

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destacou em comunicado recente que o bom desempenho se deve à combinação de fatores. “Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável“, afirmou o executivo, conforme divulgado pela .

Principais motivos para a alta

  • Baixo custo: o valor de aquisição e de manutenção das motos é mais acessível.

  • Economia de combustível: são veículos mais econômicos para rodar na cidade.

  • Fonte de renda: crescimento do uso de motos para serviços de entrega e transporte.

  • Facilidade de compra: o consórcio tem ajudado a manter as vendas aquecidas, mesmo com juros altos no financiamento.

Vendas também devem bater recorde em 2025

Contudo, o otimismo não se restringe apenas à produção. As vendas no varejo, ou seja, os emplacamentos, também tiveram suas projeções revisadas para cima. A expectativa da Abraciclo é que o ano termine com 2,1 milhões de motocicletas vendidas. Se confirmado, será um aumento de 11,9% em comparação com 2024.

Esse cenário positivo, impulsionado por investimentos contínuos das montadoras e condições favoráveis, coloca o setor de duas rodas como um dos grandes destaques da indústria nacional em 2025.

Conte para a gente, a moto é a melhor solução para o trânsito das cidades brasileiras?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.