De Kwid a Polo: Os 5 carros a combustão mais econômicos do Brasil em 2025
De Kwid a Polo: Os 5 carros a combustão mais econômicos do Brasil em 2025. Veja quais modelos dão menos despesas ao abastecer.
Com o aumento constante dos preços dos combustíveis e a crescente preocupação com a eficiência energética, o critério de consumo tornou-se um dos mais importantes para o consumidor brasileiro em 2025.
O ranking dos carros a combustão mais econômicos do país, baseado no índice de eficiência energética (MJ/km), demonstra a supremacia dos modelos compactos e com motores aspirados ou turbo de baixa cilindrada.
Os Reis da Economia: Top 5 de 2025
Posição | Modelo | Eficiência Energética (MJ/km) | Motorização Principal | Preço (a partir de) |
1º | Renault Kwid | 1,40 MJ/km | 1.0 SCe Flex (Aspirado) | R$ 77.240 |
2º | Chevrolet Onix | 1,41 MJ/km | 1.0 Flex (Aspirado) | R$ 93.770 |
3º | Chevrolet Onix Plus | 1,43 MJ/km | 1.0 Flex (Aspirado) | R$ 105.490 |
4º | Volkswagen Polo TSI | 1,43 MJ/km | 1.0 Turboflex TSI | R$ 111.490 |
5º | Fiat Cronos | 1,46 MJ/km | 1.0 Firefly Flex (Aspirado) | R$ 100.990 |
1º Lugar: Renault Kwid – 1,40 MJ/km
O subcompacto da Renault se consolida novamente como o carro mais econômico do Brasil. Com um índice de 1,40 MJ/km, o Kwid demonstra que o baixo peso e a motorização simples são a receita ideal para economizar.
-
Motorização: 1.0 SCe flex de três cilindros (70 cv).
-
Consumo (Gasolina): 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.
-
Preço: A partir de R$ 77.240 (versão Zen).
2º Lugar: Chevrolet Onix – 1,41 MJ/km
O hatch da Chevrolet se mantém no pódio dos econômicos, oferecendo uma das melhores relações entre consumo e pacote tecnológico. As atualizações mecânicas em 2025 o ajudaram a cravar 1,41 MJ/km.
-
Motorização: 1.0 flex aspirado de três cilindros (82 cv).
-
Consumo (Gasolina): 13,8 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada.
-
Preço: A partir de R$ 93.770 (versão LT).
3º Lugar: Chevrolet Onix Plus – 1,43 MJ/km
A versão sedã do Onix prova que é possível ter espaço e economia. O Onix Plus (1,43 MJ/km) oferece conforto com um consumo rodoviário notável, atingindo a marca de 17,4 km/l com gasolina na estrada.
-
Motorização: 1.0 flex aspirado de três cilindros (82 cv).
-
Consumo (Gasolina): 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
-
Preço: A partir de R$ 105.490 (versão 1.0 LT).
4º Lugar: Volkswagen Polo TSI – 1,43 MJ/km
Empatado tecnicamente com o Onix Plus em 1,43 MJ/km, o Polo TSI se destaca por ser o único modelo turbo do Top 5, provando que a injeção direta e o downsizing podem ser aliados da economia. A vantagem é ter a melhor performance (116 cv) combinada com baixo consumo.
-
Motorização: 1.0 turboflex TSI (116 cv).
-
Consumo (Gasolina): 13,9 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.
-
Preço: A partir de R$ 111.490 (versão TSI manual).
5º Lugar: Fiat Cronos – 1,46 MJ/km
O sedan da Fiat completa a lista, confirmando a eficiência de seu motor Firefly. Com 1,46 MJ/km, o Argo é uma opção de entrada sólida para quem busca um carro econômico dentro da linha da marca.
-
Motorização: 1.0 Firefly flex de três cilindros (75 cv).
-
Consumo (Gasolina): 13,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
-
Preço: A partir de R$ 100.990.
Entenda o MJ/km:
A eficiência energética, medida em Megajoules por quilômetro (MJ/km), é o padrão utilizado pelo Inmetro para classificar o consumo dos veículos. Quanto menor o valor em MJ/km, mais eficiente é o carro, pois ele precisa de menos energia para rodar 1 km, independentemente do combustível utilizado. Esse índice é crucial para a etiqueta de classificação do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
Qual é a sua prioridade na hora de trocar de carro? Economia extrema (Kwid) ou um equilíbrio entre performance turbo e consumo (Polo TSI)? Deixe seu comentário!
Leia aqui: Carros no Brasil nunca mais serão baratos graças a tributos de 37%; entenda
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.