Hyundai lança seu primeiro carro produzido na china: conheça o Elexio EO
O Hyundai Elexio EO, primeiro EV da joint venture na China, abre pré-venda em 16 de outubro. Saiba mais sobre o SUV elétrico de 722 km de autonomia e a cabine com display de 27 polegadas.
A joint venture Pequim-Hyundai está pronta para dar um passo significativo no mercado chinês de veículos elétricos (EVs). A empresa anunciou que o Elexio EO, seu primeiro SUV 100% elétrico, sairá da linha de produção e entrará em pré-venda simultaneamente em 16 de outubro.
Hyundai lança seu primeiro carro produzido na china: conheça o Elexio EO
O Elexio EO é construído sobre a E-GMP (Electric Global Modular Platform) da Hyundai, uma arquitetura dedicada a EVs, e promete ser um concorrente forte no segmento de SUVs elétricos de longo alcance. Equipado com o chip avançado Qualcomm Snapdragon SA8295P, o veículo ostenta uma autonomia máxima impressionante de 722 km (ciclo CLTC).
O design do Elexio EO incorpora elementos únicos. O destaque fica para a dianteira, que se inspira no código Morse para “H”, visível nos distintos faróis quadrados com 152 unidades de LED. A estética é moderna e fluida, com maçanetas ocultas e um detalhe marcante na traseira: uma faixa lateral atrás do vidro traseiro que se conecta ao teto, criando um efeito envolvente de cor contrastante.
Dimensões: 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.675 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.750 mm. O modelo estará disponível em sete opções de cores externas.
Leia aqui: Novo Hyundai Creta ganha motor 1.6 turbo flex e já roda no Brasil
Interior
No interior, o foco é na tecnologia e no espaço. O cockpit é dominado por um display integrado de 27 polegadas, que engloba a tela de controle central e uma tela de entretenimento para o copiloto.
A resolução é 4K, com brilho de 1000 cd/m². O design minimalista elimina botões físicos tradicionais do console central, e um HUD (Head-Up Display) é oferecido como item de série. A cabine também foi projetada pensando na praticidade, contando com 29 espaços de armazenamento.
Desempenho
O Elexio EO oferecerá aos consumidores a escolha entre versões com tração dianteira (FWD) e tração integral (AWD).
-
A versão FWD é equipada com um motor elétrico de potência máxima de 160 kW (215 cv).
-
A versão AWD adiciona um motor elétrico traseiro de 73 kW (98 cv).
As opções de autonomia variam conforme o pacote de bateria. O modelo será oferecido com baterias de 64,2 kWh (duas configurações) e 88,1 kWh, resultando em autonomias CLTC que variam entre 518 km e o máximo de 722 km. Para maior conveniência, a tecnologia de carregamento rápido permite recarregar a bateria de 30% a 80% em apenas 27 minutos.
Com o lançamento do Elexio EO, a Pequim-Hyundai inicia a execução de sua estratégia de longo prazo “Na China, para a China e para o mundo”. A joint venture planeja lançar dois a três novos veículos de energia por ano nos próximos quatro anos, incluindo sedãs, SUVs e MPVs, nas variantes BEV (elétrico puro), PHEV e EREV.
722 km de autonomia é o suficiente para mudar o mercado chinês? Comente o que você achou do design e da autonomia do novo SUV Elexio EO!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.