Toyota quer ser protagonista dos carros elétricos: Baterias de estado sólido chegam em 2027

A Toyota confirma o lançamento de seu primeiro EV com baterias de estado sólido entre 2027 e 2028, prometendo maior autonomia e carregamento ultrarrápido. Entenda a tecnologia e as parcerias estratégicas no Japão.

Toyota reafirma seu compromisso em desbravar a próxima fronteira da mobilidade elétrica, anunciando que pretende lançar seu primeiro Veículo Elétrico (EV) equipado com baterias de estado sólido entre 2027 e 2028. Essa tecnologia promete resolver as principais limitações das atuais baterias de íon-lítio, oferecendo uma combinação poderosa de maior autonomia, carregamento ultrarrápido, desempenho superior e durabilidade estendida.

Toyota: Baterias de estado sólido chegam em 2027

O avanço é central na estratégia da montadora japonesa para solidificar sua liderança em inovação tecnológica. Diferentemente das baterias tradicionais que utilizam eletrólito líquido, as células de estado sólido substituem esse componente por um eletrólito sólido.

Essa mudança permite uma maior densidade energética, um menor risco de superaquecimento e a possibilidade de construir baterias menores sem sacrificar a potência.

 Baterias de estado sólido chegam em 2027 - Foto: Divulgação
 Baterias de estado sólido chegam em 2027 – Foto: Divulgação

 

Para superar os desafios históricos de alto custo e complexidade de fabricação em larga escala, a Toyota mobilizou parcerias cruciais:

  1. Sumitomo Metal Mining Co.: Esta colaboração visa o fornecimento de materiais catódicos essenciais. A Toyota destaca que a tecnologia de síntese de pós da Sumitomo permitiu criar um material catódico altamente durável, fundamental para suportar os ciclos de carga e descarga de veículos de grande autonomia.

  2. Idemitsu Kosan: A parceria com a Idemitsu Kosan foca no fornecimento de sulfeto de lítio, um insumo crítico para a produção de baterias sólidas. A empresa planeja construir uma nova planta com capacidade anual de 1.000 toneladas métricas.

A combinação desses novos materiais e o aumento da capacidade produtiva são a base para que as baterias de estado sólido possam finalmente chegar ao mercado em escala comercial no prazo estipulado de 2027 a 2028.

Toyota: Baterias de estado sólido chegam em 2027 - Foto: Divulgação
Toyota: Baterias de estado sólido chegam em 2027 – Foto: Divulgação

 

Cenário Global e Fortalecimento Doméstico

O projeto da Toyota não é isolado; ele está alinhado com uma política japonesa mais ampla para fortalecer sua cadeia de suprimentos doméstica e reduzir a dependência de potências como China e Coreia do Sul. Estima-se que diversas empresas japonesas estejam investindo cerca de US$ 7 bilhões (1 trilhão de ienes) na produção nacional de baterias, incluindo novos laboratórios e plantas piloto.

Embora o entusiasmo da Toyota seja grande, a concorrência global é intensa. Montadoras como Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e gigantes de baterias como CATL e BYD também investem pesado na tecnologia.

A Mercedes, por exemplo, já demonstrou o potencial das baterias sólidas em um teste com um EQS, que percorreu impressionantes 1.205 km com uma única carga, e planeja a produção em série até o final da década.

O mercado de baterias está entrando em uma era de transformação, e a aposta da Toyota no estado sólido a coloca na vanguarda da corrida tecnológica, prometendo redefinir o que é possível para os veículos elétricos.

1.200 km de autonomia é o futuro? Compartilhe sua opinião: A bateria de estado sólido da Toyota será um divisor de águas no mercado global de veículos elétricos?

Leia também: Stellantis anuncia testes em bateria que vai revolucionar os elétricos e deixar os carros mais baratos

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.