Carros no Brasil nunca mais serão baratos graças a tributos de 37%; entenda

Entenda por que os carros no Brasil não são mais baratos e a tendência é piorar. Impostos e a estratégia das montadoras explicam.

Os carros no Brasil não são mais baratos e a chance de os preços voltarem ao patamar de antigamente é praticamente nula por uma série de motivos. O sonho do carro popular acessível ficou no passado, e a realidade atual é de valores cada vez mais altos. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Por que os carros no Brasil não são mais baratos?

O mercado automotivo nacional mudou radicalmente. Atualmente, o veículo simples e leve deu lugar a modelos mais robustos, seguros e tecnológicos, mas que custam um valor que a maioria da população não consegue pagar. Conforme aponta uma análise do portal Market Makers, essa é uma nova realidade estrutural.

Carros no Brasil não são mais baratos
Foto: Shutterstock

 

A explicação para os preços nas alturas está em uma combinação de três fatores principais que, juntos, transformaram o carro zero quilômetro em um artigo de luxo.

A alta carga de impostos, os veículos mais complexos e a nova estratégia de lucro das montadoras criaram a tempestade perfeita para o consumidor.

Essa nova realidade explica por que o mercado de usados está tão aquecido. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Brasil já negocia muito mais carros de segunda mão do que novos, mostrando que o acesso ao zero quilômetro está restrito.

A culpa é só dos impostos?

Os impostos são, sem dúvida, um dos maiores vilões. No Brasil, a carga tributária pode chegar a quase 40% do valor final de um veículo.

Isso significa que, de um carro de R$ 100 mil, quase R$ 40 mil vão direto para o governo. Em países desenvolvidos, essa média fica em torno de 20%, metade do que pagamos aqui.

Essa tributação elevada sobre o consumo, e não sobre a renda, faz com que o peso da arrecadação do governo recaia diretamente no bolso do comprador. No fim das contas, é o consumidor quem paga o preço de um sistema tributário ineficiente.

A nova estratégia das montadoras

Além dos impostos e da maior complexidade dos veículos, as próprias fabricantes mudaram sua forma de atuar.

Durante a pandemia, por exemplo, elas perceberam que era mais lucrativo vender menos carros, porém com uma margem de lucro muito maior em cada unidade. O foco deixou de ser o volume de vendas e passou a ser a rentabilidade.

Confira os principais fatores que encarecem os carros:

  • Impostos elevados: a carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo.

  • Veículos mais seguros: itens como airbags, ABS e controles de estabilidade aumentaram o custo de produção.

  • Estratégia de lucro: as montadoras preferem vender menos e ganhar mais em cada carro.

Essa mudança de mentalidade reajustou os preços para um novo patamar em todo o mundo, mas o impacto foi ainda mais forte no Brasil, onde a renda da população não acompanhou essa subida. Por isso, a expectativa de que os preços voltem a cair é, infelizmente, muito pequena.

E você, concorda com esses motivos? Acredita que o governo ou as montadoras poderiam fazer algo para mudar esse cenário? Comente aqui!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.