Volkswagen tem queda de 30% nos lucros e demite centenas de funcionários
Em meio a turbulência, Volkswagen tem queda de 30% nos lucros e anuncia demissões em massa. Descubra os detalhes.
A Volkswagen tem queda de 30% nos lucros no primeiro semestre de 2025 e, para piorar, o baque financeiro veio acompanhado de uma onda de demissões.
Em detalhes, ao todo, centenas de colaboradores foram desligados por má conduta, enquanto outros milhares receberam advertências.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Volkswagen tem queda de 30% nos lucros: o que está acontecendo?
O ano não tem sido fácil para a maior fabricante de automóveis da Alemanha. A perda de 30% na margem de lucro global acendeu um alerta interno, e a empresa tem tomado medidas cada vez mais rígidas para conter problemas de disciplina e cortar custos.
Segundo dados divulgados pelo grupo, só em 2025:
-
548 funcionários foram demitidos ao redor do mundo;
-
2.079 trabalhadores receberam advertências oficiais;
-
Mais de 300 desligamentos ocorreram somente em fábricas da Alemanha.
Esses números representam cerca de 0,5% do total de 560 mil empregados da montadora.
Quais os motivos por trás das demissões na VW?
A principal razão apontada foi a falta injustificada ao trabalho. O chefe de Direito Trabalhista da Volkswagen, Volker Fucks, foi categórico:
“Qualquer pessoa que não comparecer ao trabalho sem justificativa está violando sua obrigação de desempenho.”
Além disso, a publicação de estatísticas internas sobre desligamentos é uma resposta direta ao fantasma do escândalo do diesel, revelado em 2015, quando a empresa foi flagrada manipulando testes de emissões. Agora, a ideia é mostrar transparência e endurecer a disciplina.
Os números que preocupam ainda mais
Não bastasse a crise de reputação, a parte financeira da VW também enfrenta turbulência. Veja o panorama atual:
-
Lucros caíram 30% no primeiro semestre de 2025;
-
35 mil cortes de empregos estão previstos na Alemanha até 2030;
-
O grupo busca alternativas para se adaptar ao mercado de veículos elétricos e novas regulamentações ambientais.
Por fim, entre cortes, advertências e pressões financeiras, a montadora vive um dos momentos mais desafiadores da sua história recente.
Se informe ainda mais: Flagra: novo Hyundai HB20 vai mudar tudo e ser a base do próximo Onix
E você, o que acha? A VW está sendo rígida demais ou apenas realista? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!