Novas Kawasaki Z1100 e SE chegam mais potentes e muito inteligentes
As novas Kawasaki Z1100 e Z1100 SE chegam com motor maior de 136 cv e pacote eletrônico de ponta. Confira os detalhes das supernaked!
As novas Kawasaki Z1100 e Z1100 SE foram anunciadas oficialmente, prometendo esquentar de vez a briga no segmento das supernaked. A marca japonesa investiu pesado para dar mais potência e, principalmente, mais inteligência eletrônica para sua principal moto sem carenagem, mirando diretamente nas rivais europeias. Acompanhe o Garagem360 e confira!
O que muda nas novas Kawasaki Z1100 e Z1100 SE?
Primeiramente, o coração das novas motos ficou maior e mais forte. A Kawasaki aumentou o motor de quatro cilindros para 1.099 cm³, que agora entrega brutais 136 cv de potência e um torque de 11,5 kgfm.
O objetivo não foi apenas a força final, mas também garantir uma entrega mais robusta em baixas e médias rotações, ideal para o uso na cidade e em estradas.
Para melhorar o conforto em viagens longas, a transmissão também foi revisada. A quinta e a sexta marchas foram alongadas. Dessa forma, o motor da motocicleta trabalha em giros mais baixos em velocidade de cruzeiro, o que ajuda a diminuir as vibrações e a economizar combustível.
Revolução eletrônica para a família Z
No entanto, a maior mudança da Z1100 está no seu novo ‘cérebro’. Pela primeira vez, a moto recebe um acelerador eletrônico (Ride-by-Wire) e uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos. Essa tecnologia permitiu à Kawasaki instalar um pacote eletrônico de última geração, que antes só era visto em motos de corrida.
Isso significa que a moto agora entende sua inclinação em uma curva, por exemplo. Assim, ela ajusta a atuação dos freios e do controle de tração de forma muito mais segura e eficiente.
Novas tecnologias de pilotagem
Para você entender melhor, veja abaixo as principais melhorias feitas nas novas Z1100 da Kawasaki:
- ABS e controle de tração otimizados para curvas: mais segurança para contornar curvas com o máximo de performance.
- Modos de pilotagem: a princípio, são quatro opções (Sport, Road, Rain e Rider) para ajustar a moto ao seu estilo.
- Quickshifter bidirecional: permite subir e descer marchas sem usar a embreagem.
- Piloto automático: um item de conforto essencial para quem gosta de pegar a estrada.
Z1100 SE tem componentes exclusivos
Enquanto a Z1100 padrão já vem muito bem equipada com suspensões da renomada marca Showa, a versão SE vai além. Ela traz componentes dignos de uma superbike, como freios da grife italiana Brembo com mangueiras de malha de aço (aeroquip).
A grande joia da versão SE, no entanto, está na traseira. Ela vem com um amortecedor top de linha da Öhlins, o modelo S46. Ele possui um ajuste remoto da pré-carga da mola, permitindo uma configuração precisa da suspensão de forma rápida e fácil.
Para completar o pacote, ambas as versões recebem um novo painel de instrumentos. Trata-se de uma tela de TFT colorida de 5 polegadas, que oferece conexão com o celular através do aplicativo Rideology da Kawasaki e até mesmo navegação passo a passo.
Curtiu as novas Z1100? Qual versão você prefere, a padrão ou a SE com todos os “brinquedos”? Conte para a gente aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.