Revolução ou cópia? Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico é um Renault disfarçado
Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico foi revelado, mas ele é na verdade um Renault! Conheça o SUV com autonomia de 600 km e se ele vem ao Brasil.
O novo Mitsubishi Eclipse Cross em sua versão 100% elétrica está gerando muita conversa, mas o motivo é surpreendente: ele não tem quase nada a ver com o SUV que conhecemos e que é fabricado no Brasil.
Na verdade, o lançamento é, em essência, um Renault Scénic E-Tech com o símbolo da marca japonesa na grade. Essa estratégia só é possível por causa da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que permite o compartilhamento de projetos e tecnologias entre as montadoras.
O resultado é um carro completamente novo que usa o nome de um velho conhecido para ganhar mercado. Quer ver como o modelo ficou e seus principais adereços? Então aperte os cintos e acelere com o Garagem360!
Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico
O novo Mitsubishi Eclipse Cross EV é um SUV médio construído sobre a moderna plataforma CMF-EV. Essa é a mesma base utilizada em modelos como o Renault Mégane E-Tech, já vendido no Brasil, e o recém-lançado Renault Scénic E-Tech. Com isso, o SUV da Mitsubishi herda toda a parte mecânica e estrutural de seus “primos” franceses.
Apesar da base compartilhada, a Mitsubishi aplicou sua própria identidade visual na dianteira, com um design que lembra o do Outlander PHEV.
Contudo, na cabine, a origem Renault fica evidente, com o volante de formato único, a grande multimídia vertical de 12,3 polegadas e o painel voltado para o motorista.
Qual o motor e a autonomia do SUV?
Por baixo da carroceria, a mecânica é totalmente da Renault. O motor elétrico dianteiro entrega cerca de 218 cv de potência e 30,6 kgf/m de torque instantâneo.
Segundo dados de testes na Europa, o conjunto permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima limitada a 170 km/h.
Outro grande destaque é a sua bateria de 87 kWh, que garante uma autonomia impressionante de até 600 km no ciclo europeu WLTP, um número excelente para um carro elétrico. A recarga também é rápida, suportando até 150 kW de potência.
Ficha técnica Eclipse Cross elétrico
- Motorização: elétrico com 218 cv de potência;
- Bateria: 87 kWh de capacidade;
- Autonomia: até 600 km com uma única carga;
- Tecnologia: teto panorâmico fotocrômico e Google integrado;
- Plataforma: Base CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Novo Eclipse Cross elétrico vem para o Brasil?
As chances de vermos este modelo no Brasil são muito pequenas no momento. Atualmente, a Mitsubishi tem uma operação consolidada em Catalão (GO), onde produz a primeira geração do Eclipse Cross com motor a combustão, um carro que vende bem no mercado nacional.
Além disso, a marca ainda foca em motorizações a diesel e no híbrido plug-in Outlander PHEV, sem planos imediatos para um elétrico.
Comente aqui embaixo se você teria na sua garagem um carro japonês com coração francês!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.