Novo Renault Duster vira picape na Europa com visual que vai te surpreender

O novo Renault Duster ganhou uma versão picape na Europa, mas ela é bem diferente da Oroch. Conheça essa adaptação oficial e surpreendente.

O novo Renault Duster já é um sucesso de design e tecnologia, mas uma versão recém-lançada na Europa está dando o que falar. Imagine uma picape Duster, mas esqueça a Oroch que conhecemos no Brasil.


A novidade europeia é uma adaptação oficial que parece ter saído de um projeto customizado, daqueles que a gente só vê rodando por aqui. O resultado é, no mínimo, curioso e bem diferente do que estamos acostumados.

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Como é a picape do novo Renault Duster europeu?

Essa versão inusitada não é um trabalho amador. Ela é produzida pela preparadora romena Romturingia, uma parceira oficial da Dacia (a marca da Renault na Europa).

Renault Duster Oroch

Foto: Reprodução / Romturingia

Inicialmente, a ideia foi criar uma solução para clientes que precisam transportar pequenas cargas e não querem sujar o interior do SUV, já que o mercado europeu não tem picapes intermediárias como a nossa Oroch ou a Fiat Toro.

A transformação é focada apenas na parte traseira do carro. A empresa remove parte do teto e a tampa do porta-malas para criar uma pequena caçamba. Diferente da Oroch, a estrutura principal e o espaço interno para os passageiros são mantidos exatamente iguais aos do Duster SUV.

Mas essa caçamba pequena serve para quê?

À primeira vista, o compartimento de carga parece minúsculo, e de fato é. A proposta não é competir com picapes de trabalho pesado, mas sim oferecer uma funcionalidade extra para o dia a dia. A caçamba foi pensada para ser prática para um público específico.

Abaixo, a gente lista as principais diferenças:

  • Capacidade de carga: a picape Duster pode levar até 430 kg de carga, o suficiente para equipamentos de trabalho ou bagagens.
  • Dimensões da caçamba: com cerca de 1,05 metro de comprimento e 1 metro de largura, o espaço é ideal para volumes menores.
  • Uso prático: é perfeita para quem transporta ferramentas, materiais de jardinagem ou itens molhados, mantendo a cabine sempre limpa e organizada.
  • Proteção garantida: enfim, o compartimento vem com proteção plástica e alças metálicas para amarrar e fixar a carga com segurança.

E o motor, foi alterado para aguentar o peso?

Como a estrutura principal do Renault Duster não foi alterada, a mecânica também segue a mesma do SUV. Isso significa que a picape Duster europeia conta com os modernos conjuntos de motores que ainda não temos no Brasil.

A princípio, as opções incluem um motor 1.2 turbo com sistema híbrido-leve e tração 4×4, além de uma versão 1.6 com sistema híbrido convencional e tração dianteira.

Essa solução criativa da Romturingia mostra como um mesmo carro pode se adaptar a diferentes necessidades. Embora seja difícil que essa versão chegue ao Brasil, ela certamente desperta a curiosidade pelo visual único e pela proposta funcional.

E aí, o que você achou dessa picape Duster? Teria uma dessas na garagem ou prefere a nossa Oroch? Comente abaixo!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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