Empresa chinesa anuncia bateria de íons de sódio com mais de 500 km de autonomia, pronta para produção em massa
A CATL anuncia que sua bateria de íons de sódio, com autonomia superior a 500 km e maior segurança, está pronta para a produção em massa. Saiba mais sobre a nova tecnologia que pode revolucionar o mercado de veículos elétricos.
A corrida pela próxima geração de baterias para veículos elétricos ganhou um novo impulso com o anúncio da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL). A gigante chinesa, maior fabricante de baterias do mundo, revelou que sua bateria de íons de sódio atingiu uma densidade energética de 175 Wh/kg e pode alimentar um veículo elétrico por mais de 500 quilômetros.
CATL anuncia bateria de íons de sódio com mais de 500 km de autonomia, pronta para produção em massa
A tecnologia, que se apresenta como uma alternativa mais acessível e segura ao lítio, deve entrar em produção em massa já no próximo ano, dependendo da agenda de seus clientes.
Embora as baterias de íons de sódio tenham uma densidade energética ligeiramente menor do que as de íons de lítio, elas compensam com vantagens significativas que podem democratizar a eletrificação em larga escala. A principal delas é o custo, já que o sódio é um material muito mais abundante e barato do que o lítio.
A CATL destaca, ainda, outras características importantes de sua tecnologia:
- Desempenho em baixas temperaturas: As baterias de sódio demonstram um desempenho superior em climas frios, o que é um fator crucial para a expansão da mobilidade elétrica em regiões com invernos rigorosos.
- Segurança: Com uma composição química mais estável, as baterias de sódio são inerentemente mais seguras, reduzindo o risco de incêndios.
- Sustentabilidade: A pegada de carbono da produção de baterias de sódio é menor, alinhando-se aos objetivos globais de sustentabilidade.
A empresa afirmou que a tecnologia está pronta para atender a mais de 40% da demanda do mercado chinês de veículos de passeio, o que demonstra seu vasto potencial de comercialização.
Pronta para as ruas e homologada
A prontidão da bateria da CATL para o mercado é atestada por conquistas recentes. Em setembro, a bateria de íons de sódio da CATL se tornou a primeira do mundo a obter a certificação segundo a norma chinesa GB 38031-2025, que estabelece rigorosos requisitos de segurança para baterias de veículos elétricos. Essa homologação confirma que a tecnologia é segura e adequada para aplicações em larga escala.
Além disso, a CATL destacou que suas novas baterias foram projetadas para serem compatíveis com os módulos padrão do setor, permitindo que as montadoras as incorporem em uma ampla gama de veículos sem a necessidade de grandes mudanças de design. Isso inclui até mesmo formatos de bateria intercambiável, o que pode agilizar a adoção da tecnologia por diversas fabricantes.
Com a produção em massa prevista para o próximo ano, a CATL posiciona a tecnologia de íons de sódio não como uma substituta do lítio, mas como uma complementar, que irá expandir o alcance dos veículos elétricos e oferecer uma nova via para a transição energética global.
Você acredita que a bateria de íons de sódio pode ser a chave para baratear os carros elétricos? Deixe sua opinião sobre essa nova tecnologia nos comentários!
Leia aqui: Nova bateria da CATL tem mais de Mil km de autonomia e menos risco de incêndio
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.