Conheça o sistema híbrido que vai equipar Fiat Toro e Jeep Compass

Saiba tudo sobre o Bio-Hybrid 48V, o novo sistema híbrido que vai equipar a Fiat Toro e o Jeep Compass no Brasil a partir de 2026. Entenda como a tecnologia funciona e os benefícios que ela trará.

Stellantis está pronta para iniciar sua jornada de eletrificação no Brasil com o lançamento do sistema híbrido leve (mild-hybrid) Bio-Hybrid 48V. Essa tecnologia de ponta, desenvolvida para o mercado nacional, fará sua estreia em dois dos modelos mais populares do grupo no país: a picape Fiat Toro e o SUV Jeep Compass.

Conheça o sistema híbrido que vai equipar Fiat Toro e Jeep Compass

Com produção em Goiana, Pernambuco, a partir de 2026, o sistema promete otimizar o consumo de combustível e melhorar a experiência de condução.

O sistema Bio-Hybrid utiliza uma arquitetura de 48 volts, o que o diferencia de um híbrido completo. Ele não tem como objetivo mover o veículo por longas distâncias apenas com energia elétrica, mas sim dar suporte ao motor a combustão, tornando-o mais eficiente e dinâmico.

Conheça o sistema híbrido que vai equipar Fiat Toro e Jeep Compass – Foto: Divulgação

Seus principais componentes são:

  • Motor-Gerador (BSG): Este componente, acoplado ao virabrequim do motor a combustão, substitui o tradicional motor de arranque e o alternador. Ele é o cérebro do sistema, recuperando energia durante as desacelerações e frenagens para carregar a bateria, e entregando essa energia para auxiliar na aceleração e na partida.

  • Bateria de 48 Volts: Uma pequena bateria de íon-lítio com cerca de 1 kWh de capacidade, responsável por armazenar a energia regenerada pelo BSG. Ela alimenta o sistema elétrico e fornece o torque extra quando necessário.

  • Gestão Eletrônica: Um sistema de controle avançado otimiza a operação entre o motor a combustão e o motor elétrico, garantindo que o carro esteja sempre no modo mais eficiente.

O sistema Bio-Hybrid oferece funções como partida suave, que torna o motor a combustão praticamente imperceptível ao ligar, e a capacidade de desligar o motor em breves momentos de condução, como em descidas ou ao se aproximar de um semáforo, otimizando o consumo. Espera-se que essa tecnologia seja acoplada ao já conhecido motor 1.3 Turbo Flex da Stellantis, proporcionando uma combinação de desempenho robusto e maior economia de combustível.


Jeep Compass 2026 também deve chegar em 2026 – Foto: Divulgação

Estratégia e concorrência no mercado brasileiro

A escolha de Fiat Toro e Jeep Compass como os primeiros modelos a receberem a tecnologia Bio-Hybrid não é por acaso. Ambos são líderes de vendas em seus respectivos segmentos e a adição do sistema híbrido os tornará ainda mais competitivos.

A Stellantis entra em um mercado que já tem modelos híbridos leves de montadoras como a Hyundai (Creta) e a Caoa Chery (Tiggo 5x), mas com um sistema desenvolvido e produzido localmente.

Essa é uma das grandes vantagens do Bio-Hybrid, que foi concebido para o mercado brasileiro, levando em conta o uso do etanol e a infraestrutura local. A expectativa é que a tecnologia contribua para que a Stellantis atinja suas metas de redução de emissões e se prepare para um futuro de eletrificação mais completo no país.


O que você acha do novo sistema híbrido leve da Stellantis? Acredita que essa tecnologia fará o Jeep Compass e a Fiat Toro ainda mais atraentes? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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