Revolução na fábrica: Como a Ford reinventou a linha de montagem

Descubra como a Ford, pioneira da linha de montagem, está revolucionando seu processo de fabricação para competir com a China. Entenda a nova estratégia de "montagem modular" e como ela pode transformar a indústria de veículos elétricos.

Ford, empresa que há 112 anos revolucionou a indústria automotiva com a criação da linha de montagem móvel, está mais uma vez na vanguarda da inovação. A montadora está se preparando para abandonar o processo de produção tradicional e adotar uma nova metodologia chamada “montagem modular”, inspirada na ideia de “montagem unboxed” da Tesla.

O objetivo é cortar drasticamente os custos e aumentar a eficiência para competir com o crescente mercado chinês de veículos elétricos.

Revolução na fábrica: A Ford reinventa a linha de montagem

A linha de montagem, criada por Henry Ford em 1912, foi uma resposta à alta demanda pelo Modelo T. A ideia, inspirada em moinhos de grãos e matadouros, consistia em mover o chassi do carro em uma esteira enquanto os trabalhadores instalavam as peças. Isso reduziu o tempo de montagem em 78% e fez da Ford a maior montadora do mundo.

No entanto, o processo, apesar de revolucionário na época, tem suas ineficiências. Como a linha se move, os trabalhadores precisam caminhar, se inclinar, torcer e esticar para instalar os componentes. Essas ações, que não agregam valor ao produto, podem tornar o processo 50% ineficiente.

Revolução na fábrica: A Ford reinventa a linha de montagem – Foto: Divulgação

 

A necessidade por eficiência

A indústria automotiva global enfrenta uma crise de acessibilidade, com as vendas estagnadas, e a ascensão da China, que detém um grande controle sobre as matérias-primas para baterias de veículos elétricos. Acredita-se que as montadoras chinesas tenham uma vantagem de custo de 30% sobre os concorrentes. Para se manterem competitivas, as empresas ocidentais precisam inovar.

A Tesla foi a primeira a propor uma solução com o conceito de “montagem unboxed”, que divide o carro em módulos — como dianteira, traseira, assoalho, teto — que são montados separadamente e, em seguida, unidos.

Esse método permite que trabalhadores e robôs instalem as peças de todos os ângulos ao mesmo tempo, eliminando movimentos desnecessários e tornando a produção mais ergonômica e eficiente.

 Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação

Embora a Tesla tenha tido a ideia, a Ford está sendo a primeira a colocar o conceito em prática. A empresa está reestruturando sua fábrica em Louisville, nos EUA, que hoje produz os modelos Escape e Lincoln Corsair. O plano é eliminar 40% das estações de montagem e reduzir o quadro de funcionários em 21%, focando na automação e na eficiência.

A Ford garantiu ao sindicato (UAW) que nenhum trabalhador será demitido, com a redução sendo feita por meio de aposentadorias e transferências.

A adoção da Plataforma Universal de Veículos Elétricos (VEs), que inclui a montagem modular, é um passo audacioso que a Ford espera começar a implementar em 2027. Se for bem-sucedido, o processo pode reduzir significativamente os custos de produção e ajudar a Ford a competir de igual para igual no mercado de veículos elétricos.


Acha que a Ford está no caminho certo para se manter competitiva? O que você pensa sobre a ideia da “montagem modular”? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA