Toyota convoca recall de 591 mil veículos por falha no painel digital
A Toyota convoca recall de cerca de 591 mil veículos, incluindo modelos populares como RAV4 e Camry, por uma falha no painel de instrumentos digital que pode ficar escuro, gerando risco à segurança.
A Toyota está convocando um recall para cerca de 591 mil veículos nos EUA devido a um problema em sua tela digital de 12,3 polegadas. A falha, que pode fazer com que o painel de instrumentos fique escuro ao ligar o veículo, é um risco à segurança, pois impede que o motorista visualize informações importantes, como alertas de mau funcionamento.
Toyota convoca recall de 591 mil veículos por falha no painel digital
De acordo com o comunicado da montadora, a tela pode simplesmente ficar em branco, e não há informações claras se o problema também ocorre com o veículo em movimento. A falta de visibilidade de dados cruciais pode levar a acidentes, o que motivou o recall voluntário.
O recall abrange uma ampla gama de modelos da Toyota e da Lexus. Na lista estão: Toyota Venza, Crown Signia, RAV4, GR Corolla, 4Runner, Camry, Grand Highlander, Tacoma e Highlander. Os modelos da Lexus incluem as séries LS, RX e TX. Embora o comunicado não especifique os anos exatos, a tela digital de 12,3 polegadas foi amplamente oferecida em modelos de 2023 em diante.
A solução proposta pela Toyota é atualizar o software do painel de instrumentos ou, se necessário, substituí-lo por completo. O serviço, que pode levar algumas horas, será realizado gratuitamente nas concessionárias. Segundo relatos de proprietários, a implementação do recall tem sido lenta, o que pode estar relacionado à busca por uma solução definitiva.
A Toyota afirmou que todos os proprietários dos veículos afetados serão notificados por correspondência até novembro deste ano.
Você ou alguém que conhece já teve problemas com painéis digitais em veículos? A crescente digitalização dos carros pode comprometer a segurança? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Toyota transforma o Yaris em uma máquina de 300 cavalos de potência
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.