O retorno de uma marca da Volkswagen pode gerar processos judiciais
A lendária marca Scout retorna com picapes e SUVs elétricos robustos. Conheça o novo modelo de vendas diretas e o extensor de autonomia que promete mudar o mercado de veículos elétricos.
Prepare-se para ver um nome histórico de volta à estrada. A subsidiária da Volkswagen, Scout, está revivendo a marca com uma nova linha de veículos elétricos robustos: a picape Terra e o SUV Traveler. Mas o que era para ser motivo de festa parece gerar conflitos internos e processos judiciais. Entenda!
O retorno de uma marca da Volkswagen pode gerar processos judiciais
A grande aposta da Scout para conquistar o público é um extensor de autonomia a gás, uma novidade que pode finalmente tornar as picapes elétricas atraentes para os compradores tradicionais que ainda se preocupam com a falta de infraestrutura de carregamento.
Mas, enquanto os veículos prometem revolucionar o mercado, a forma como a Scout planeja vendê-los já está causando uma verdadeira revolução.
O CEO da Scout Motors, Scott Keogh, deixou claro que a empresa adotará um modelo de vendas diretas, ignorando a tradicional rede de concessionárias. “Se você olhar para as marcas do século 21 e o que elas são capazes de entregar, é isso que elas fazem”, afirmou Keogh.
A decisão coloca a Scout no mesmo caminho de empresas como Tesla, Rivian e Lucid, que construíram seus negócios sem o modelo de vendas tradicional.
Essa estratégia não foi bem recebida pelas concessionárias, que já abriram processos judiciais na Flórida e na Califórnia, mesmo antes dos veículos chegarem ao mercado. A batalha legal destaca uma mudança sísmica na indústria automotiva, onde as montadoras buscam um controle maior sobre a experiência de compra do cliente, eliminando os intermediários.
Produção em larga escala na Carolina do Sul
A produção da nova picape e do SUV está prevista para começar em 2027, em uma moderna fábrica em Blythewood, Carolina do Sul. A nova instalação, que faz parte de um investimento de US$ 10 bilhões da Volkswagen, contará com as mais recentes tecnologias de produção, incluindo oficinas de pintura e montagem de ponta.
A Scout Motors planeja o lançamento de ambos os modelos para o final de 2027, estreando como modelos de 2028. A picape Terra terá uma impressionante capacidade de reboque de mais de 4.500 kg, enquanto o SUV Traveler poderá rebocar mais de 3.170 kg.
Aposta na autonomia: o extensor de alcance que muda tudo
A principal inovação da Scout é o extensor de autonomia Harvester. Diferente de um híbrido plug-in, este motor a gás opera apenas como um gerador para carregar as baterias.
O resultado é impressionante: enquanto os modelos puramente elétricos oferecem 560 km de autonomia, as versões com o extensor de autonomia chegam a incríveis 800 km. Essa tecnologia é a aposta da Scout para conquistar o consumidor tradicional, que busca a conveniência de um veículo a combustão com os benefícios de um elétrico.
Com a promessa de um preço inicial abaixo de US$ 60.000, a Scout se posiciona como uma marca acessível para quem deseja uma picape ou um SUV elétrico robusto, sem abrir mão da praticidade e da tranquilidade de uma autonomia estendida.
Com o extensor de autonomia, você se sentiria mais seguro para comprar um veículo elétrico? O modelo de vendas diretas da Scout é o futuro da indústria? Deixe sua opinião nos comentários e junte-se à conversa!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.