O fim da autoescola: alunos vão poder treinar em carro próprio?
Entenda a proposta que pode acabar com a obrigatoriedade das autoescolas. Saiba se você vai poder treinar para tirar CNH em seu próprio carro e o que muda na formação de motoristas no Brasil.
A discussão sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas para a emissão da CNH tem gerado debates e muitas dúvidas. Embora o projeto de lei em discussão no Ministério dos Transportes e na Câmara dos Deputados busque desburocratizar o processo e reduzir custos, a ideia não é permitir que o aluno treine em seu próprio carro com qualquer pessoa.
O fim da autoescola: alunos vão poder treinar em carro próprio?
O objetivo da proposta é flexibilizar o processo, criando a figura do instrutor autônomo. Esse profissional, que não estaria necessariamente vinculado a uma autoescola, seria responsável por ensinar o aluno.
Ou seja, as aulas práticas não seriam feitas em carro particular com pais ou amigos, mas sim com um instrutor cadastrado e credenciado pelo Departamento de Trânsito (Detran).
O que o projeto propõe
-
Preparação independente: O candidato poderá se preparar para as provas teóricas e práticas do Detran por conta própria.
-
Aulas com instrutores credenciados: O treinamento prático só poderá ser feito com um instrutor autônomo ou de autoescola, ambos devidamente registrados e fiscalizados pelo Detran.
-
Redução de custos: A proposta busca diminuir o valor total para a obtenção da CNH em até 80%, tornando-a mais acessível.
A medida visa manter a segurança no trânsito e a qualidade na formação, enquanto moderniza o processo de habilitação no Brasil.
Leia aqui: Se CNH sem auto escola for aprovada qualquer pessoa poderá ser instrutor?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.