Toyota reduz produção e vai priorizar híbridos
A Toyota reduz a produção de carros Lexus nos EUA devido a tarifas e prioriza a fabricação de híbridos, como o Camry e o RAV4, para atender à demanda crescente. Saiba mais sobre essa mudança estratégica.
A Toyota está reformulando sua estratégia de produção nos Estados Unidos. A gigante japonesa planeja reduzir a fabricação de modelos Lexus em solo americano, um movimento estratégico para se adaptar às novas políticas tarifárias do governo Trump. A decisão, revelada pelo Nikkei Asia, visa otimizar a produção e priorizar a fabricação de seus veículos híbridos, que são extremamente populares.
Toyota ajusta produção nos EUA para enfrentar tarifas e focar em híbridos
Atualmente, a Toyota produz dois modelos Lexus nos EUA: o sedã ES em Kentucky e o SUV TX em Indiana. De acordo com o relatório, a produção do Lexus ES em Kentucky será encerrada.
A próxima geração do ES, seja a gasolina ou elétrica, será importada diretamente do Japão. Com essa mudança, a fábrica em Indiana se tornará a única nos EUA a produzir carros da marca de luxo. A Toyota manterá, contudo, a produção de outros modelos Lexus, como o RX e o NX, em suas fábricas no Canadá.
A decisão de mover a produção do Lexus ES tem um motivo principal: a necessidade de aumentar a produção de veículos híbridos. A fábrica de Kentucky, uma das maiores do mundo, é crucial para a fabricação de modelos de alta demanda, como o Toyota Camry híbrido e o RAV4 crossover.
Ambos têm apresentado um forte aumento nas vendas, e a realocação da produção do Lexus ES permitirá que a Toyota use a capacidade da fábrica para atender a essa crescente demanda.
A estratégia por trás da mudança
Essa mudança de estratégia é uma resposta direta à política comercial do governo Trump, que impôs tarifas de 15% sobre a importação de carros japoneses, um aumento considerável em relação à taxa anterior de 2,5%.
Ao realocar a produção de modelos Lexus para o Japão e focar a fabricação nos EUA em híbridos populares, a Toyota busca mitigar o impacto das tarifas e continuar lucrando, mesmo com alguns de seus carros de luxo sendo importados.
Acha que a estratégia da Toyota de realocar a produção para se adaptar às tarifas e focar em híbridos faz sentido? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Leia aqui: Toyota anuncia produção de carro elétrico e bateria na Europa
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.