BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa

A BYD, que superou a Tesla em vendas globais, planeja construir uma fábrica na Hungria para competir de frente com a Volkswagen e a Stellantis. Entenda a estratégia da montadora chinesa para dominar o mercado europeu de carros elétricos.

A guerra dos carros elétricos está prestes a ficar mais acirrada. A BYD, gigante chinesa que recentemente superou a Tesla em vendas globais, anunciou planos ambiciosos para a Europa, incluindo a construção de uma fábrica na Hungria.

BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa

A montadora chinesa está de olho em um lugar entre as cinco maiores do continente, o que a colocaria em rota de colisão direta com as gigantes locais, como o Grupo Volkswagen e a Stellantis.

Apesar de seu domínio no mercado chinês, a BYD ainda tem uma presença modesta na Europa. Em 2024, a empresa vendeu apenas 13.250 carros no continente, o que representa uma pequena fatia de mercado de 0,1%. O modelo mais popular é o Atto 3, que vendeu mais de 10 mil unidades.

BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa - Foto: Divulgação
BYD avança na Europa e se prepara para produzir carros na Europa – Foto: Divulgação

A estratégia da localização

A chave para o sucesso da BYD na Europa é a produção local. A nova fábrica, que será construída em Szeged, na Hungria, terá uma capacidade inicial de 200 mil unidades por ano. A decisão de produzir no continente tem uma série de vantagens estratégicas:

  • Redução de custos: A produção local diminui os custos de logística e evita as tarifas de importação, o que torna os carros mais competitivos.

  • Acesso a incentivos: A fabricação na Europa permite que a BYD receba incentivos de compra em países como a França, que recentemente mudou suas regras para favorecer carros elétricos com baixa pegada de carbono.

  • Blindagem contra tarifas: A produção dentro da União Europeia protege a empresa de possíveis tarifas punitivas, caso uma investigação conclua que a China subsidia de forma injusta suas montadoras.

A estratégia da BYD segue o mesmo caminho de montadoras coreanas e japonesas, que só ganharam força na Europa após instalarem fábricas no continente. A própria Tesla viu suas vendas na Europa dispararem após a abertura da Gigafactory em Berlim, mostrando que a produção local é fundamental para conquistar o mercado de massa.

Com a nova fábrica, a BYD se prepara para competir em pé de igualdade com as montadoras tradicionais, trazendo modelos com tecnologia de ponta e preços competitivos. A batalha pelo mercado europeu de veículos elétricos está apenas começando, e a BYD já se posicionou como um dos principais candidatos a um lugar no pódio.


Você acha que a BYD conseguirá ser a número 1 em vendas de carros elétricos na Europa? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia aqui: BYD vai lançar SUV de luxo com motor de 912 cavalos

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA