Fim dos buracos: engenheiros de universidade australiana criam método para monitorar estradas com celulares

Conheça o novo método de engenheiros australianos que usa smartphones para monitorar as condições das estradas em tempo real. A tecnologia de baixo custo pode ser a solução para os buracos

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Monash, na Austrália, desenvolveu um método inovador e de baixo custo para monitorar as condições das estradas usando apenas smartphones. Liderado pelo Dr. Yihai Fang, o projeto busca uma alternativa mais barata e ágil para os atuais métodos de vistoria, que dependem de caminhões caros e especializados.

Engenheiros de universidade australiana criam método para monitorar estradas com celulares

A inovação não se limita a apenas detectar solavancos. O sistema coleta dados de smartphones em carros, que enviam as informações para um aplicativo. A partir daí, é criado um mapa em tempo real da saúde das estradas de uma cidade inteira.

A pesquisa, publicada no periódico IEEE Internet of Things Journal, mostrou o potencial do crowdsourcing de dados. Vinte e dois motoristas voluntários participaram da fase de testes, e os resultados animaram a equipe.

O Dr. Yihai Fang destacou que o sistema se torna mais eficaz à medida que mais pessoas participam:

“Quanto mais dados obtivermos de diferentes veículos, telefones e condições das estradas, mais forte o sistema se torna.”

A ideia é que, no futuro, os motoristas comuns possam ajudar a criar um mapa colaborativo das estradas.

“Isso poderá um dia ajudar a criar um mapa de saúde nas estradas de toda a cidade, alimentado por motoristas comuns.”


Engenheiros de universidade australiana criam método para monitorar estradas com celulares – Foto: Universidade Monash

Uma alternativa mais inteligente e acessível

Atualmente, as autoridades rodoviárias utilizam caminhões de vistoria equipados com lasers para inspecionar as estradas. Embora sejam precisos, esses veículos são caros e as inspeções ocorrem apenas uma ou duas vezes por ano.

Com as mudanças climáticas e eventos climáticos extremos sobrecarregando as redes viárias, a necessidade de checagens mais frequentes se tornou crítica. O método de baixo custo dos smartphones pode complementar as vistorias especializadas, ajudando a otimizar o orçamento de manutenção.

“Usando carros que já estão nas ruas, podemos tornar o monitoramento mais frequente e ágil. Isso pode ajudar a identificar problemas mais cedo, antes que se transformem em reparos caros.”

O Dr. Fang e sua equipe esperam expandir o projeto em parceria com as autoridades de trânsito. A iniciativa tem potencial para economizar tempo e dinheiro, permitindo que os problemas das estradas sejam resolvidos de forma mais rápida e eficiente.

Você acha que esse tipo de tecnologia pode ser usado no Brasil para monitorar as estradas? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia aqui: Boa ou péssima ideia? Dono de Tesla enche teto do carro de paineis solares para “carregar automaticamente”

Buracos na pista: sofreu um acidente ou teve seu veículo danificado? Conheça seus direitos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA