Enquanto projeto da CNH sem autoescola não vem, Lei da CNH Social avança
Conheça as diferenças entre a recém-sancionada Lei da CNH Social e a proposta de CNH sem autoescola. Saiba como ambas podem mudar o acesso à habilitação e a vida de milhões de brasileiros.
Enquanto o debate sobre a CNH sem autoescola esquenta, uma outra medida avança com o objetivo de facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação para a população de baixa renda. A recém-sancionada Lei nº 15.153/2025 autoriza o uso de recursos de multas de trânsito para financiar a CNH Social, criando um paralelo interessante entre duas abordagens distintas para um mesmo problema: a inacessibilidade do documento.
A CNH Social: uma solução com foco na inclusão
A CNH Social, que passa a ter respaldo legal, é uma política pública com um foco claro na justiça social. A medida é um alívio para pessoas que, por barreiras econômicas, não conseguem arcar com os custos elevados de todo o processo de habilitação, que pode chegar a R$ 5 mil em algumas regiões.
O programa é destinado a brasileiros com 18 anos ou mais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O grande diferencial é que o programa cobre todas as etapas, desde os exames médicos e psicológicos até as aulas teóricas e práticas, as taxas de prova e a emissão da CNH.
Essa é uma estratégia direta para romper com o ciclo de informalidade e abrir portas para a empregabilidade, especialmente para mulheres negras, periféricas e chefes de família.
Embora a lei esteja sancionada, a sua implementação depende da decisão dos Detrans de cada estado, que deverão alocar os recursos e publicar editais com os critérios de seleção.

CNH sem autoescola: a revolução proposta pelo Ministério dos Transportes
Paralelamente, o Ministério dos Transportes trabalha em um projeto que propõe acabar com a obrigatoriedade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as conhecidas autoescolas.
O objetivo é combater a alta informalidade de motoristas sem habilitação — estima-se que 20 milhões de brasileiros dirijam sem CNH — e reduzir o custo do processo em até 80%, chegando a cerca de R$ 700.
| Modernização do Processo de Obtenção da CNH | |
|---|---|
| Fase Atual | O projeto ainda está em fase de elaboração e discussão técnica. | 
| Aulas Teóricas | Poderão ser realizadas a distância, oferecendo maior flexibilidade ao candidato. | 
| Aulas Práticas | Serão conduzidas por instrutores credenciados, mantendo o acompanhamento presencial. | 
| Objetivo | Oferecer um processo mais acessível e flexível, sem comprometer a qualidade do aprendizado. | 
| Prova Final | Será mais rigorosa para garantir que apenas motoristas preparados obtenham a CNH. | 
Qual das duas propostas você considera mais eficiente para facilitar o acesso à CNH no Brasil? Deixe seu comentário!
Leia aqui: CNH sem autoescola: projeto prevê aulas a distância, mas prova será mais difícil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

 
                             
                 
                 
                