Novidade: GAC Aion V é o SUV elétrico que usa gasolina para não parar na tomada
O GAC Aion V, recém-lançado no Brasil, foi atualizado na China. Conheça a nova versão com extensor de alcance que pode chegar aqui em breve.
O GAC Aion V, SUV elétrico que mal chegou ao Brasil, já recebeu uma atualização importante na China. As mudanças no visual foram discretas, mas a grande novidade está debaixo do capô: uma tecnologia inteligente que promete acabar com o medo de ficar sem bateria e que pode ser a solução perfeita para o mercado brasileiro.
A nova versão transforma a experiência de uso do carro elétrico, oferecendo uma autonomia praticamente ilimitada para longas viagens. O Garagem360 vai explicar tudo sobre como ele funciona. Acompanhe!
O que muda no visual do novo GAC Aion V?
A atualização do GAC Aion V na China foi um facelift sutil. Nesse contexto, o SUV manteve suas dimensões, mas ganhou retoques que o deixaram mais moderno. Na dianteira, a principal mudança é uma faixa de LED contínua que cruza o capô, além de um para-choque com novo desenho.
As laterais receberam linhas mais suaves e detalhes cromados, enquanto a traseira agora conta com lanternas redesenhadas. Ou seja, são mudanças pontuais para manter o modelo competitivo, mas a verdadeira revolução está na mecânica.
Como funciona o motor a gasolina no Aion V elétrico?
A grande estrela da atualização é a versão com extensor de alcance. Mas como isso funciona? É simples: o GAC Aion V continua sendo um carro movido exclusivamente por motores elétricos. No entanto, ele ganhou um pequeno motor a combustão de 101 cv que funciona como um gerador de energia.
Esse motor a gasolina não tem ligação com as rodas. Sua única função, conforme detalhado em publicações internacionais, é recarregar a bateria principal enquanto o carro está em movimento.
Com isso, o motorista não precisa se preocupar em encontrar um ponto de recarga em viagens longas, bastando abastecer com gasolina.
Quais as versões e a chance de chegar ao Brasil?
Com a novidade, a linha do Aion V se tornou mais completa na China, enquanto a versão recém-lançada no Brasil mantém uma configuração única. A chegada da nova tecnologia por aqui ainda é uma incógnita, mas muito provável.
Confira alguns detalhes:
- Versões na China: opções 100% elétricas (com 204 cv e 224 cv) e a nova com extensor de alcance.
- Baterias (China): disponíveis com 63 kWh e 75 kWh, oferecendo autonomia de até 650 km (no ciclo chinês).
- Versão no Brasil: atualmente é vendido como 100% elétrico com 204 cv, bateria de 75 kWh e 389 km de autonomia (padrão Inmetro).
Vai chegar ao Brasil?
No entanto, ainda não há uma previsão oficial para a chegada do Aion V com extensor de alcance ao Brasil. Contudo, a estratégia agressiva da GAC e a chegada de concorrentes com tecnologia similar, como o Leapmotor C10, são fortes indicativos de que a novidade deve desembarcar por aqui em breve.
Queremos saber de você: o que acha dessa tecnologia? Um carro elétrico com um “gerador” a gasolina é a solução ideal para o Brasil?
Confira: GAC GS3 pode estrear no Brasil com motor flex para enfrentar T-Cross, Creta e HR-V
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.