Governo dos EUA investiga 1,4 milhão de veículos Honda e Acura por problemas graves no motor

O governo dos EUA investiga 1,4 milhão de veículos Honda e Acura por falhas graves no motor V6 3.5 litros. Saiba quais são os modelos afetados e se o recall anterior da montadora foi o suficiente para resolver o problema

A reputação da Honda de fabricar motores confiáveis está mais uma vez sob escrutínio. A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão de segurança veicular dos Estados Unidos, abriu uma investigação sobre 1,4 milhão de veículos Honda e Acura devido a falhas graves no motor V6 SOHC VTEC de 3.5 litros.

Governo dos EUA investiga 1,4 milhão de veículos Honda e Acura por problemas graves no motor

A ação foi motivada por mais de 400 reclamações de proprietários sobre falhas em rolamentos de biela, que podem levar a uma falha total do motor.

A investigação também questiona se um recall anterior, realizado pela Honda em novembro de 2023, foi abrangente o suficiente para resolver o problema. Na época, a montadora recolheu 249 mil veículos devido a defeitos de fabricação no virabrequim, que, em casos raros, poderiam causar incêndios sob o capô.

Honda Pilot - Foto: Divulgação
Honda Pilot – Foto: Divulgação

A nova investigação da NHTSA tem como alvo modelos populares, incluindo o Honda Pilot (2016-2020), Honda Odyssey (2018-2020), Acura MDX (2016-2020), Acura TLX (2018-2020) e Honda Ridgeline (2017-2019).

A falha nos rolamentos de biela pode levar à falha completa do motor, um problema que, segundo a NHTSA, não está diretamente relacionado com o defeito de fabricação do virabrequim citado no recall anterior.

Problema é mais profundo

Isso levanta a suspeita de que a causa do problema é mais profunda, e que o recall da Honda, que cobria apenas a substituição de motores ou componentes com defeito, foi restrito demais.

A agência federal recebeu sete relatos de acidentes ou incêndios relacionados ao problema, e a Honda já teria negado a cobertura da garantia para 173 reclamações mais recentes, mesmo com os sintomas semelhantes aos dos veículos do recall.

A Honda afirmou que está ciente da investigação e que irá cooperar com a NHTSA. A empresa reforçou seu “compromisso com a segurança”, mas a situação pode representar um novo abalo na confiabilidade da marca, que já foi questionada nos últimos anos por problemas semelhantes.

Você tem um Honda ou Acura com um dos motores mencionados? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Leia aqui: Honda repensa estratégia de carros elétricos após prejuízos bilionários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA