Licenciamento PE 2026: confira o calendário por placa, valores e como pagar
Licenciamento PE 2026: confira as datas limite por placa, prazos de circulação do CRLV 2025 e como emitir a guia no Detran-PE
O Detran-PE estabeleceu o cronograma para o licenciamento de veículos em 2026, definindo os prazos máximos para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A regularização é indispensável para garantir a circulação legal em todo o território nacional. Acompanhe o Garagem360 para saber mais.
Como funciona o licenciamento 2026 em Pernambuco?
O licenciamento anual é a taxa que autoriza o veículo a transitar pelas vias públicas, comprovando que o automóvel atende às normas de segurança e ambientais. Diferente do IPVA, que é um imposto sobre a propriedade, o licenciamento é uma taxa de serviço do Detran-PE para a emissão do documento digital.
Uma mudança logística importante é a extinção do envio de boletos físicos pelos Correios. Embora o órgão envie uma correspondência informativa aos proprietários, a responsabilidade de emitir a guia de pagamento agora é inteiramente digital, exigindo que o motorista acesse os canais oficiais para evitar a inadimplência por esquecimento.
Confira Licenciamento DF 2026 vence no próximo dia 23/2; veja calendário oficial e valor da taxa anual
Calendário de licenciamento PE 2026: prazos por placa
O calendário de Pernambuco utiliza o final da placa para determinar até quando o motorista pode circular com o documento do ano anterior (no caso, 2025). É importante respeitar essas datas, pois após o vencimento, o veículo é considerado não licenciado, o que gera penalidades imediatas em caso de abordagem policial.
| Final da Placa | Prazo limite para circular com o CRLV 2025 |
| 1 e 2 | Até 30 de setembro de 2026 |
| 3, 4 ou 5 | Até 31 de outubro de 2026 |
| 6, 7 ou 8 | Até 30 de novembro de 2026 |
| 9 ou 0 | Até 31 de dezembro de 2026 |
Como emitir a guia e realizar o pagamento online?
Para obter o boleto, o proprietário deve acessar o site oficial do Detran-PE ou utilizar o aplicativo “DETRAN-PE”, disponível para Android e iOS. No portal, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo para gerar a guia de recolhimento.
O pagamento pode ser realizado via internet banking, caixas eletrônicos ou casas lotéricas. Sendo transparente com o seu bolso: o licenciamento só é liberado após a quitação de todos os débitos do veículo. Isso inclui o IPVA 2026, eventuais multas vencidas e taxas de bombeiros, se aplicáveis.
Então, somente com o sistema “zerado” o novo CRLV-e fica disponível para download no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, conhecida agora como ‘CNH do Brasil’.
Leia mais Licenciamento SP 2026: veja por que você precisa pagar o IPVA antes do documento sair
Riscos de circular com o licenciamento atrasado
Circular com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na prática, isso significa que o motorista flagrado terá 7 pontos anotados na CNH e deverá pagar uma multa no valor de R$ 293,47.
Além do prejuízo financeiro, a lei prevê a medida administrativa de remoção do veículo para o pátio. Isso gera custos extras com guincho e diárias, que muitas vezes superam o valor da própria taxa de licenciamento.
Por isso, não espere o prazo limite de setembro ou dezembro para regularizar, pois o processamento bancário pode levar alguns dias para dar baixa no sistema do Detran.
Comente aqui: você já se acostumou com o fim dos boletos impressos ou ainda sente falta de receber o carnê em casa para não esquecer os prazos?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

