Marca chinesa MG quer expandir sua presença global, inclusive no Brasil
A MG, com um investimento de US$ 1,4 bilhão, lança 13 novos carros elétricos globalmente. Descubra os planos da gigante chinesa para o Brasil, incluindo os modelos já confirmados e como a marca vai abalar o mercado local.
A MG, marca de origem britânica sob o comando da gigante chinesa SAIC, está se preparando para uma ofensiva global sem precedentes. Com um investimento de 10 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,4 bilhão), a empresa anunciou o lançamento de 13 novos veículos elétricos nos próximos dois anos. E o Brasil está na lista de prioridades para essa grande expansão.
Marca chinesa MG quer expandir sua presença global
A estratégia agressiva da MG busca consolidar sua posição como uma líder mundial em veículos de nova energia. Embora já seja um sucesso na Europa, com mais de 153.100 unidades vendidas no primeiro semestre de 2025, a marca quer reverter a baixa demanda no mercado chinês, que em parte se deve à falta de modelos elétricos.
Para isso, a empresa não se limitará a carros puramente elétricos (BEVs), mas também introduzirá modelos com extensor de autonomia (EREVs) e híbridos plug-in (PHEVs), uma abordagem que visa atender a diferentes mercados e preferências dos consumidores.
A MG planeja usar as tecnologias e a cadeia de suprimentos de sua controladora, a SAIC, que já tem parcerias estratégicas com empresas de peso como a Audi e a Huawei. A aposta não é apenas em preço baixo, mas em inovação, conectividade (com soluções em parceria com a Oppo) e baterias de estado semissólido.
A ambição é clara: ser a marca chinesa de nova energia mais influente no mundo.
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A Chegada da MG ao Brasil: O que esperar?
A boa notícia para o mercado automotivo brasileiro é que a MG já tem planos confirmados para o país. Diferente da breve e discreta passagem entre 2011 e 2013, a nova operação será direta, com a própria montadora no controle.
A expectativa é que a MG inicie suas vendas no segundo semestre de 2025, e alguns de seus veículos já foram flagrados em testes por aqui. Entre os modelos homologados para o Brasil estão o hatch elétrico MG4 e o roadster esportivo Cyberster.
A chegada da MG intensificará a concorrência no mercado brasileiro de elétricos, que já conta com a forte presença de outras marcas chinesas como BYD e GWM. Com a estratégia de oferecer tecnologia de ponta e uma ampla gama de modelos, a MG pode se tornar uma grande força no cenário automotivo nacional.
Você acha que a MG tem o que é preciso para competir com BYD e GWM no Brasil?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.