Supercarro da BY bateu recorde mundial de velocidade?
A BYD anunciou que o Yangwang U9 estabeleceu um recorde mundial de velocidade, mas a falta de comprovação independente levanta dúvidas. Entenda a polêmica por trás do anúncio.
A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, causou alvoroço ao anunciar que seu carro de testes de engenharia, o Yangwang U9, teria alcançado a velocidade máxima de 472,41 km/h, estabelecendo um novo recorde mundial para veículos elétricos. Mas há uma questão aqui. Entenda!
O anúncio que pegou todos de surpresa
Em um comunicado oficial, a BYD celebrou o desempenho impressionante do Yangwang U9, destacando que ele havia superado os 391,94 km/h alcançados anteriormente em novembro do ano passado, o que representava um recorde de velocidade automotiva chinesa.
Essa nova marca de 472,41 km/h foi anunciada como a mais rápida do mundo entre veículos elétricos.
Com isso, o Yangwang U9 passaria a ocupar um posto de destaque entre os hipercarros de elite. Os carros tradicionais de motor a combustão como o Koenigsegg Jesko Absolut e o Bugatti Chiron Super Sport 300+ atingem 531 km/h e 490 km/h, respectivamente. Já o SSC Tuatara, recordista mundial, tem uma marca de 474,8 km/h.
Carro elétrico mais rápido do mundo e da Universidade Estadual de Ohio
Atualmente, o recorde mundial de veículo elétrico mais rápido é detido pelo Venturi Buckeye Bullet 3, desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual de Ohio.
De acordo com o site da universidade:
“A equipe de estudantes do Venturi Buckeye Bullet 3 da Universidade Estadual de Ohio e o piloto Roger Schroer se uniram para levar seu veículo elétrico aerodinâmico a uma velocidade máxima média bidirecional recorde mundial de 341,4 milhas por hora (549,4 quilômetros por hora) na segunda-feira, 19 de setembro de 2016.”
O que você acha da estratégia da BYD? É um marketing inteligente ou uma decepção para os entusiastas de carros?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.