Por que não aqui? Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l

Descubra por que o Fiat Argo, que está com os dias contados no Brasil, é um sucesso na Europa com motorização híbrida e um consumo de 20 km/l.

A Fiat já confirmou o fim da produção do Argo no Brasil para dar lugar a um novo SUV compacto. A notícia pegou muitos de surpresa, já que o modelo é um dos mais vendidos do país. Talvez se ele tivesse o mesmo motor do Fiat 500 Hybrid italiano, as coisas seriam diferentes. Por lá, o consumo do Firefly 1.0 chega a 20 km/l.

A discrepância entre os mercados levanta a pergunta: por que a Fiat não trouxe essa tecnologia de ponta para o Brasil, onde poderia ter dado um novo fôlego ao Argo?

Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l

Enquanto no Brasil o Argo é equipado com motores a combustão tradicionais (1.0 e 1.3 FireFly), o Fiat 500 Hybrid, utiliza um moderno motor híbrido leve FireFly 1.0L. Este propulsor de três cilindros e 70 cavalos de potência não apenas garante um desempenho ágil, mas também promete um consumo de combustível impressionantemente baixo.

A tecnologia mild-hybrid de 12V auxilia o motor a combustão, reduzindo as emissões e o consumo sem sacrificar o prazer de dirigir. Essa motorização está combinada com uma transmissão manual de seis velocidades, que otimiza a eficiência.

A união de um motor eficiente e um sistema híbrido leve é a razão do excelente consumo, que atinge 20 km/l em testes preliminares, um valor que atrai quem busca economia e sustentabilidade.

Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l - Foto: ADAC
Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l – Foto: ADAC

Já o Panda (possível substituto do Argo), é equipado com um híbrido turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, entrega até 110 CV de potência combinada.

Mais do que motor: Tecnologia e segurança que o Argo não tem

As diferenças entre os modelos não se limitam ao motor. O Fiat 500 Hybrid europeu é um carro com tecnologia e segurança de ponta. Ele conta com o sofisticado sistema Uconnect 5, que vem com uma tela de 10,25 polegadas, e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, oferecendo uma experiência de conectividade superior.

Fiat 500 Híbrido – Foto: Gabetz Spy Unit

Além disso, o modelo é equipado com os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e sensores de estacionamento. Esses recursos, essenciais para a segurança em ambientes urbanos e rodoviários, reforçam a atenção da Fiat com as necessidades dos clientes mais exigentes.

Leia aqui: Fiat Topolino elétrico de R$ 200 mil chega ao Brasil e é ‘proibido’ de rodar nas ruas

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA