Deu ruim? Ford dispara no ranking de recalls e já soma 104 convocações em 2025
A Ford atingiu a marca de 104 recalls em 2025, superando com folga suas concorrentes. Saiba quais modelos foram afetados recentemente.
A Ford enfrenta um momento delicado em 2025 quando o assunto é qualidade e segurança. A montadora norte-americana atingiu a impressionante e preocupante marca de 104 recalls apenas neste ano, um número que a coloca muito à frente de todas as suas concorrentes diretas no mercado global.
Dessa forma, o volume de chamados para reparo levanta um alerta sobre os processos de controle da fabricante. A situação se torna ainda mais gritante quando os dados são comparados com os de outras grandes marcas.
Acompanhe o Garagem360 e entenda a dimensão desse número e quais carros foram chamados.
Ford lidera ranking de recalls com folga
Atualmente, o número de 104 recalls da Ford em 2025 é quase cinco vezes maior que o da segunda colocada no ranking, a Stellantis (dona da Fiat, Jeep e Peugeot), que soma 21 convocações. A discrepância é um ponto de atenção para consumidores e para a própria indústria automotiva.
Para se ter uma ideia, a soma dos recalls de seis gigantes — Stellantis, Volkswagen, GM, Mercedes, Honda e Hyundai — totaliza 77 chamados. Ou seja, a Ford, sozinha, supera todas elas juntas. Os dados sobre os chamados são públicos e podem ser consultados em órgãos de segurança veicular, como a NHTSA nos Estados Unidos.
Quais foram os últimos modelos convocados?
Apenas na última semana, a Ford anunciou mais seis recalls, envolvendo veículos de suas marcas Ford e Lincoln (sua divisão de luxo). A princípio, os problemas variam de falhas de software a defeitos em componentes físicos, afetando milhares de proprietários.
Veja os modelos mais recentes que entraram na lista:
- Ford F-150 (2022): Convocada por problemas nas luzes de estacionamento (software).
- Ford Mustang (2024): Apresenta uma falha que pode apagar o painel de instrumentos.
- Lincoln Corsair (2020-2022): Chamado por um defeito na câmera de ré.
- Lincoln Nautilus: Registrou problemas nos vidros.
Milhares de unidades afetadas
Os últimos chamados envolvem um grande volume de veículos. No caso da picape F-150, um dos carros mais vendidos do mundo, 22.166 unidades precisarão passar por uma atualização de software do módulo de LED. Já para o Lincoln Corsair, o problema na câmera de ré afeta 41.875 unidades.
Ainda que muitos problemas sejam resolvidos com simples atualizações de software feitas na concessionária, o número elevado de ocorrências indica a necessidade de uma revisão nos processos de qualidade da montadora.
Vale lembrar que recalls são importantes para a segurança, mas a frequência com que ocorrem pode abalar a confiança do consumidor.
Conta pra gente: o que acha desse número de recalls da Ford? Isso afeta sua confiança na marca?
Leia na sequência: Hyonix? Onix e HB20 viram irmãos; veja como pode ser o novo Chevrolet com alma Hyundai
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.