Flagra: Nova geração do BMW iX3 terá autonomia de até 900 km
Flagrado na China, o novo BMW iX3, baseado no conceito Neue Klasse X, promete autonomia de até 900 km. Saiba como a montadora alemã pretende impulsionar suas vendas de veículos elétricos no mercado chinês com essa novidade.
A nova geração do BMW iX3, baseada no conceito Neue Klasse X, foi vista em testes na China, conforme revelado pelo site CarNewsChina. O SUV elétrico, que terá autonomia de até 900 km, é uma aposta estratégica da montadora alemã para impulsionar suas vendas de veículos elétricos no mercado chinês, o maior do mundo para a marca.
Nova geração do BMW iX3 terá autonomia de até 900 km
As fotos enviadas por um leitor do portal mostram o veículo camuflado, com placa de testes alemã, circulando em Xangai. Apesar da camuflagem, foi possível identificar o modelo graças aos faróis e lanternas traseiras que lembram o conceito Neue Klasse X, apresentado em junho de 2025.
O novo iX3 apresenta um design com linha de cintura baixa, para-lamas traseiros esculpidos e maçanetas retráteis, que contribuem para uma melhor aerodinâmica. As rodas de cinco raios com capas aerodinâmicas também se destacam, assim como o spoiler de teto e as lanternas traseiras finas. O modelo terá um porta-malas com soleira alta, indicando um design que prioriza a fluidez das linhas.
Autonomia e tecnologia de ponta
A nova geração do iX3 promete uma autonomia impressionante, com um alcance de 800 km no padrão WLTP, que pode chegar a 900 km no padrão CLTC (usado na China). Isso será possível graças à nova tecnologia de bateria com células cilíndricas.
Além disso, o veículo terá um sistema de alta tensão de 800V, permitindo um carregamento ultrarrápido: apenas 10 minutos para recuperar 350 km de autonomia.
O interior do carro também será inovador, com um head-up display que projeta informações em uma superfície impressa em preto. O SUV terá um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) com inteligência artificial, permitindo, por exemplo, que o carro mude de faixa automaticamente quando o motorista olhar pelo espelho retrovisor. O sistema de direção inteligente será desenvolvido pela Momenta, parceira da BMW na China.
Produção e o desafio chinês
Embora a produção inicial do novo iX3 comece na Alemanha, a BMW já planeja a fabricação local na China para atender à demanda. A montadora precisa reverter o cenário atual, onde o iX3 G08 não consegue competir com a forte concorrência local de veículos elétricos.
Para se ter uma ideia, enquanto o iX3 vendeu apenas 8.475 unidades na China de janeiro a julho de 2025, o BMW X3 a gasolina vendeu 39.571 veículos no mesmo período.
Apesar da China ser o maior mercado da BMW, a transição para carros elétricos e híbridos representa um risco para a marca, que precisa se adaptar rapidamente para não perder terreno. A chegada do novo iX3 é um passo fundamental nessa estratégia de longo prazo.
Acredita que a nova geração do BMW iX3 será um sucesso na China com essa alta autonomia? Qual tecnologia te impressionou mais? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Leia também: Novo BMW Ix3 chega ao Brasil; saiba todos os detalhes do modelo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.