Deu bom ou deu ruim? Xiaomi reduz prejuízos com seus carros elétricos e já projeta lucro

Descubra como a Xiaomi Auto está reduzindo prejuízos e se aproximando da lucratividade. Com a entrega de mais de 81 mil veículos e o sucesso do SU7 Ultra, a empresa chinesa demonstra que sua ambição no mercado de carros elétricos é real.

A Xiaomi Auto está a um passo de alcançar a lucratividade, uma meta ambiciosa definida por seu CEO, Lei Jun, para o final de 2025. A empresa reduziu significativamente seu prejuízo operacional no segundo trimestre de 2025 para 300 milhões de yuans (R$ 213 milhões), um avanço notável em direção ao lucro.


Xiaomi reduz prejuízos com seus carros elétricos

A entrega de 81.302 veículos novos no segundo trimestre de 2025 resultou em um prejuízo operacional médio de aproximadamente 3.700 yuans (R$ 2.627) por veículo. Isso representa uma queda expressiva em comparação aos trimestres anteriores.

Para se ter uma ideia, no quarto trimestre de 2024, o prejuízo por veículo era de cerca de 10.043 yuans (R$ 7.130), e no primeiro trimestre de 2025, de 6.600 yuans (R$ 4.686).

A margem bruta da divisão de veículos elétricos e inovação em IA da Xiaomi também cresceu, passando de 15,4% no segundo trimestre de 2024 para 26,4% no mesmo período de 2025, indicando uma melhora na gestão de custos e preços.

Xiaomi reduz prejuízos com seus carros elétricos e já projeta lucro – Foto: Divulgação

O Poder do SU7 Ultra e os Desafios do YU7

O preço médio de venda (ASP) dos carros elétricos da Xiaomi subiu 10,9%, impulsionado principalmente pelo lançamento do Xiaomi SU7 Ultra, um modelo que mira o mercado de luxo. Com preços que variam de 529.900 yuans (R$ 376.229) a 814.900 yuans (R$ 578.579), a Xiaomi demonstra sua capacidade de competir com marcas premium tradicionais.

Apesar do sucesso do SU7, que já entregou mais de 258.000 unidades, o novo modelo Xiaomi YU7 enfrenta desafios semelhantes aos do seu antecessor, com limitações na capacidade de produção.

Xiaomi YU7 - Foto: Divulgação
Xiaomi YU7 – Foto: Divulgação

 

Os clientes que encomendaram o YU7 estão lidando com longos prazos de entrega, que chegam a mais de um ano em alguns casos, um risco que a própria empresa reconhece. A Xiaomi sabe que longas esperas podem impactar a reputação e as vendas futuras.


O Futuro da Xiaomi Auto

A tendência de redução de perdas é clara. A Xiaomi tem conseguido diminuir seu prejuízo médio por veículo em cerca de US$ 400 a US$ 500 a cada trimestre.

Seguindo essa trajetória, é provável que a divisão automotiva alcance a lucratividade ainda em 2025, possivelmente no próximo trimestre ou, no mais tardar, até o quarto trimestre. A jornada rumo ao lucro parece cada vez mais próxima de se tornar realidade para a gigante chinesa.

O que você achou da evolução da Xiaomi Auto? Acredita que a empresa vai conseguir atingir a lucratividade ainda em 2025? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Leia também: Xiaomi já entregou 300 mil carros em 15 meses

 

 
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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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