Vai viajar de carro elétrico? Cuidado! Revelamos 3 dicas para não ficar a pé

Viajar com um carro elétrico exige planejamento. Confira 3 dicas essenciais sobre manutenção, bateria e recarga para uma viagem tranquila.

Viajar de carro elétrico é uma realidade, mas exige um cuidado diferente dos modelos a combustão. A liberdade de pegar a estrada com um veículo silencioso e moderno é ótima, mas, para evitar qualquer dor de cabeça, o planejamento é a palavra-chave.

Porém, um vacilo pode significar ficar parado no meio do caminho esperando por um guincho. Pensando nisso, o Garagem360 preparou algumas dicas essenciais para uma viagem segura e sem surpresas. Acompanhe!

Como viajar de carro elétrico com segurança?

Pegar a estrada é uma delícia, mas a bordo de um carro elétrico, o motorista precisa ter alguns cuidados extras. A seguir, você confere 3 dicas para que sua viagem não traga dores de cabeça!

Carro elétrico

Foto: Freepik

Manutenção é essencial

Apesar de exigirem menos idas à oficina, os carros elétricos também precisam de uma boa revisão. Afinal, eles têm pneus, freios e suspensão como qualquer outro veículo. E, por serem mais pesados, esses componentes podem se desgastar até mais rápido.

Por isso, antes de sair, calibre os pneus e verifique o alinhamento e o balanceamento. Dê uma boa olhada nos freios e na suspensão, procurando por qualquer ruído ou comportamento estranho. Essa checagem básica é fundamental para a sua segurança.

O que é mais importante verificar antes de sair?

Além da manutenção comum, o carro elétrico tem pontos específicos que merecem atenção redobrada. Cuidar desses detalhes é o que vai garantir que sua viagem ocorra sem imprevistos. A tecnologia é sua aliada, mas ela também precisa de cuidados. Veja só:

  • Saúde da bateria: verifique no painel ou na multimídia a condição da bateria. Garanta também que o nível do líquido de arrefecimento, que refrigera a bateria, está correto.
  • Planejamento da rota: este é o passo mais importante. Use aplicativos como o PlugShare para mapear todos os pontos de recarga no seu trajeto. Veja se eles estão funcionando e qual a potência de cada um.
  • Carregador portátil: leve sempre com você um carregador de emergência. Ele é lento, mas pode te salvar ao permitir uma recarga em qualquer tomada comum de 220V até o próximo eletroposto.
  • Software atualizado: assim como seu celular, o carro também recebe atualizações. Verifique se o sistema da multimídia e do veículo estão com a versão mais recente.

Como economizar bateria e não passar aperto?

Mesmo com tudo planejado, imprevistos acontecem. Se você perceber que a carga está acabando mais rápido que o esperado, algumas atitudes podem te ajudar a rodar por mais quilômetros e chegar ao próximo ponto de recarga.

Primeiro, use o “modo Eco” do seu carro. Além disso, aumente o nível de regeneração dos freios ao máximo, pois isso ajuda a recuperar energia. Evite acelerações bruscas e velocidades muito altas.

Por fim, saiba que o ar-condicionado é um dos maiores vilões da autonomia, então use com moderação.

E você, já viajou com seu carro elétrico? Tem alguma outra dica importante? Conte sua experiência nos comentários!

Leia também: Milagre? Novo Toyota Corolla Cross é mais barato no Brasil do que na Europa

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA