Esquecidos: Volkswagen entrega 1,5 milhão de carros elétricos modelos ID. e nenhum no Brasil!
A Volkswagen comemora a marca de 1,5 milhão de carros elétricos da família ID. entregues no mundo, mas nenhum está à venda no Brasil. Descubra a estratégia da marca no país e a expectativa por modelos mais acessíveis.
A Volkswagen atingiu um marco impressionante em sua jornada de eletrificação: a entrega de 1,5 milhão de veículos da família ID. no mundo todo. O modelo comemorativo, um ID.7 Tourer Pro, foi entregue a um cliente na fábrica de Emden, na Alemanha, destacando o sucesso da empresa em liderar a transição entre as montadoras tradicionais.
Volkswagen entrega 1,5 milhão de carros elétricos modelos ID.
Esse feito coloca a Volkswagen em uma posição de destaque no mercado global de veículos elétricos, com modelos como o ID.3, ID.4, ID.5 e ID. Buzz dominando as paradas de vendas na Europa. No entanto, o cenário é completamente diferente no Brasil, onde a marca adota uma estratégia de “conta-gotas” para sua linha elétrica.
O ID. 2all, por exemplo, é vendido por € 25.000 (cerca de R$ 160.000), na Europa, e o ID. EVERY1 por aproximadamente € 20.000 (cerca de R$ 128.000).
O Futuro acessível que o Brasil ainda espera
Enquanto a Volkswagen celebra a venda direta de milhões de veículos elétricos em seus principais mercados, no Brasil, a experiência com a família ID. se resume a um programa de assinatura. O modelo ID.4 foi o primeiro a ser oferecido no país, mas não para compra, e sim através do serviço de carro por assinatura da marca.
Embora a Volkswagen tenha posteriormente oferecido a opção de compra ao final do contrato de assinatura, a falta de uma venda direta em concessionárias limita drasticamente o acesso do consumidor brasileiro a um dos portfólios elétricos mais bem-sucedidos do mundo.
Essa abordagem cautelosa contrasta com a ousadia que a marca demonstra em outros lugares, onde seus carros elétricos são vistos como um pilar central da estratégia de vendas.
A ausência de um lançamento para venda direta no Brasil gera uma lacuna, impedindo que os consumidores brasileiros tenham a mesma experiência de eletromobilidade acessível e diversificada que a Volkswagen proporciona em outras partes do planeta.
A entrega do 1,5 milionésimo ID. é um motivo de celebração para a Volkswagen, mas também serve como um lembrete do desafio que a marca ainda enfrenta em mercados emergentes como o Brasil, onde a transição para a mobilidade elétrica precisa de um empurrão mais forte.
Acha que a estratégia de oferecer os carros elétricos apenas por assinatura é a melhor para a Volkswagen no Brasil?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.