Dona da Fiat lança “desmanche do bem” e vende peças a menos da metade do preço
A Stellantis inaugura centro de desmontagem veicular em SP, reciclando carros e vendendo peças por menos da metade do preço, prometendo segurança e sustentabilidade.
A Stellantis, grupo que detém marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, inaugurou em Osasco, na Grande São Paulo, o primeiro “Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças” da América Latina. O projeto, com um investimento de R$ 13 milhões, marca a entrada da montadora no mercado de reciclagem de veículos no Brasil, com um foco em economia circular e sustentabilidade.
Dona da Fiat lança “desmanche do bem” e vende peças a menos da metade do preço
O novo centro tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano, sejam eles de perda total, fim de vida útil ou fora de uso, e o mais interessante: aceita veículos de outras marcas, além das do próprio grupo.
As peças reaproveitadas passam por um rigoroso controle de qualidade e recebem uma classificação de 1 a 10. Somente as com nota entre 5 e 10 são colocadas à venda, com preços que não chegam à metade do valor de uma peça nova.
Segundo Alexandre Aquino, vice-presidente de economia circular da Stellantis para a América do Sul, a iniciativa busca trazer mais transparência e segurança para o mercado de peças usadas.
“A nota estará pública através de etiqueta em cada peça, para ser ainda mais transparente com o cliente. Ele tem garantia de que a peça passou por um processo legal de desmontagem”, afirma Aquino.
Além de gerar 150 empregos nos próximos anos, o projeto tem um forte apelo ambiental. A empresa estima que a operação pode evitar a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO₂ por ano. Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços, destaca que o processo garante a destinação correta de 100% dos materiais.
“Desde os fluidos, como óleos e combustíveis, até matérias-primas como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres. Tudo é reaproveitado”, explica.
Como e onde comprar?
As peças estarão disponíveis tanto em uma loja física, no próprio centro em Osasco, quanto em canais digitais. Os componentes poderão ser encontrados na loja oficial da “Circular AutoPeças” no Mercado Livre e, em breve, em um e-commerce próprio. Todas as vendas seguirão os critérios de rastreabilidade e segurança exigidos pelo Detran, garantindo a procedência legal das peças.
Com o novo centro, a Stellantis espera contribuir para o mercado de reciclagem veicular no Brasil, que tem potencial para movimentar até R$ 2 bilhões por ano, mas ainda destina corretamente apenas 1,5% dos cerca de 2 milhões de veículos que chegam ao fim de sua vida útil anualmente.
Você compraria uma peça de carro usada com procedência garantida por uma montadora? Acha que a iniciativa da Stellantis pode combater o mercado ilegal de peças no Brasil?
Leia também: Fiat Toro esportiva com motor de 272 cavalos pode estar nos planos da montadora
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.