Ford entra na corrida contra a Tesla para revolucionar a montagem de veículos

Conheça a "aposta arriscada" de Jim Farley, CEO da Ford, em um novo método de fabricação que desafia a linha de montagem tradicional de Henry Ford e entra em uma disputa direta com a Tesla.

Mais de um século depois de Henry Ford revolucionar a indústria automotiva com a linha de montagem, a Ford está de olho em uma nova revolução. Em uma jogada ousada, o CEO da empresa, Jim Farley, revelou um plano ambicioso para redefinir a forma como os carros são fabricados, entrando em uma disputa direta com a Tesla de Elon Musk.

Ford se junta à Tesla na corrida para revolucionar a montagem de veículos

O novo processo, chamado de Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos, abandona a montagem linear tradicional em favor de uma “árvore de montagem”. Nesse novo sistema, três grandes subconjuntos são montados separadamente e depois unidos. O resultado? Menos peças, estações de trabalho mais eficientes e tempos de produção mais curtos, segundo a Ford.

“Não há garantias com este projeto”, disse Jim Farley. “Estamos fazendo tantas coisas novas que não posso dizer com 100% de certeza que tudo dará certo. É uma aposta; há riscos.”

Apesar do tom cauteloso, a Ford está confiante. Doug Field, ex-executivo da Tesla e da Apple que agora lidera o desenvolvimento de veículos elétricos na Ford, afirmou que a montadora está em posição de superar as startups e outras empresas tradicionais.

“Não acredito que muitas montadoras tradicionais conseguiriam realizar um projeto como este”, disse Field.

O primeiro veículo a ser produzido com essa nova tecnologia será uma picape elétrica de US$ 30.000, fabricada em Louisville, Kentucky. O modelo, segundo Farley, será mais rápido que um Mustang e mais espaçoso que um Toyota RAV4.

 CEO da Ford, Jim Farley - Foto: Divulgação
 CEO da Ford, Jim Farley – Foto: Divulgação

A inspiração na Tesla

A Ford não está escondendo o fato de que a inspiração para o novo método veio da Tesla. A montadora de Elon Musk já havia divulgado, em 2023, o conceito de fabricação “sem caixa”, no qual grandes subconjuntos são montados separadamente e depois encaixados, reduzindo o espaço de fabricação em 40% e os custos pela metade.

Embora a Tesla ainda não tenha implementado o processo em grande escala, a Ford está correndo para ser a primeira a transformar a ideia em realidade. O objetivo é claro: competir com a China, um mercado onde a eficiência e os custos de produção são cruciais.

Analistas do mercado, como Sam Abuelsamid, da Telemetry, veem a jogada da Ford como um sinal de que a empresa está “de volta ao grupo líder”. “Se executarem isso corretamente, estarão de volta ao grupo líder”, afirma.

Impacto e desafios

Apesar do otimismo da Ford e de alguns analistas, Wall Street ainda não se empolgou completamente. O anúncio não causou grande impacto nas ações da empresa. No entanto, o plano da Ford de reduzir custos e otimizar a produção é visto como um passo importante para o futuro.

A corrida para revolucionar a montagem de veículos está oficialmente aberta, com Ford e Tesla na linha de frente. Resta saber qual das gigantes da indústria automotiva sairá vitoriosa dessa nova fase de inovação.

Leia também: Ford prepara retorno ao segmento de carros de passeio e Volkswagen vai dar uma forcinha

 

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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