Ford prepara retorno ao segmento dos carros de passeio e Volkswagen vai dar uma forcinha
A Ford está se preparando para lançar novos carros de passeio, admitindo que sua linha atual é muito limitada. Entenda mais.
Por muitos anos, a Ford focou sua produção em picapes, SUVs e vans, deixando de lado modelos que marcaram sua história, como Ka, Fiesta e Focus. Mas essa estratégia pode estar prestes a mudar. O presidente executivo da empresa, William Clay Ford Jr., admitiu que a montadora precisa ter uma linha de carros mais diversificada e prometeu a chegada de novos produtos.
Ford prepara retorno ao segmento dos carros de passeio
Em entrevista à revista Autocar, “Bill” Ford, bisneto do fundador, reconheceu que a linha de carros de passeio da marca se tornou muito limitada. “No lado dos carros de passeio, percebemos que não somos tão robustos quanto precisamos ser”, disse ele, que prometeu surpresas para o futuro.
A guinada na estratégia representa um contraste com a fala do CEO Jim Farley no ano passado, quando ele afirmou que a Ford estava saindo do “negócio de carros chatos” para se concentrar em “veículos icônicos“. A justificativa era que os carros de passeio não geravam lucro suficiente para a empresa. Agora, parece que a Ford encontrou uma maneira de reverter essa situação.
Novidades na Europa e o retorno da Autolatina?
O retorno dos carros de passeio da Ford pode ter um foco inicial na Europa. Relatórios da Automobilwoche indicam que as concessionárias do continente já foram informadas sobre a chegada de novos modelos. Essa mudança de rota faz sentido, já que a Ford abandonou a meta de vender apenas carros elétricos na Europa a partir de 2030, em parte devido às vendas fracas de modelos como o Explorer e o Capri elétricos.
Nesse cenário, a colaboração com a Volkswagen pode ganhar força. Atualmente, a parceria envolve a produção da picape Amarok e o desenvolvimento de carros elétricos.
Martin Sanders, da VW, reforçou que novas oportunidades de cooperação não estão descartadas. Se o acordo se estender para veículos a combustão, seria um retorno à era da Autolatina, quando as duas empresas trabalharam juntas no Brasil, compartilhando plataformas e componentes.
Ainda não se sabe quais serão os primeiros modelos ou se eles chegarão ao Brasil, mas uma coisa é certa: a Ford está pronta para dar uma segunda chance aos carros de passeio.
Com a promessa de novos carros de passeio da Ford, qual modelo você gostaria de ver de volta ao mercado? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia também: Bateu saudade? Ford planeja retorno do Fiesta, mas sem “esperanças” para o Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.