Vendas de carros novos nos EUA caem em meio à incerteza tarifária
Entenda por que a guerra tarifária nos EUA está fazendo as vendas de carros novos caírem e o mercado de usados subir. Grandes montadoras já sofrem o impacto financeiro da incerteza.
As vendas de carros novos nos Estados Unidos começaram a desacelerar, pressionando as grandes montadoras como Ford e GM. A queda vem após um período de alta, quando os consumidores correram para comprar veículos antes da implementação de novas tarifas.
Vendas de carros novos nos EUA caem em meio à incerteza tarifária
Dados da Cox Automotive mostram que as vendas de carros novos caíram de 15,6 milhões para 15,3 milhões em junho. De acordo com Mark Schirmer, diretor da empresa, essa desaceleração ocorreu porque a corrida de compras antecipadas, motivada pelas tarifas, esvaziou a demanda do mercado.
A incerteza causada pela política tarifária do governo americano tem sido um grande desafio para as empresas. Montadoras como Stellantis, Ford e Volvo já suspenderam suas projeções financeiras. A Volvo, por exemplo, previu um custo de US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre por causa das tarifas, enquanto a Ford espera uma redução anual de US$ 3 bilhões em seus lucros.
Para compensar o aumento dos custos, a Ford já elevou os preços de alguns de seus carros fabricados no México, como o Mustang Mach-E, a picape Maverick e o Bronco Sport. Em alguns casos, o aumento chegou a US$ 2.000.
Vendas de carros novos nos EUA caem em meio à incerteza tarifária – Foto: Reprodução
Mercado de usados ganha força
Com o aumento dos preços e a incerteza no mercado de novos, os consumidores estão migrando para carros usados. As vendas de veículos seminovos subiram 2,3% em relação ao ano passado. Essa alta, no entanto, é limitada pela oferta reduzida de carros usados, já que muitos donos de veículos hesitam em vendê-los devido ao cenário econômico.
A Cox Automotive prevê que os preços dos veículos novos podem subir entre 4% e 8% nos próximos seis meses. O economista-chefe da empresa, Jonathan Smoke, aponta que os segmentos mais afetados serão os de carros mais acessíveis e os de luxo, que dependem mais de importações. A estimativa é que o custo de importação de um carro aumente em US$ 1.000 este ano, chegando a US$ 5.700.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.