Ford anuncia picape revolucionária e nova plataforma de produção

Descubra todos os detalhes da nova picape elétrica da Ford, produzida sob uma plataforma revolucionária que promete tornar os veículos elétricos mais acessíveis e eficientes.

Cumprindo a promessa de seu CEO, Jim Farley, de um veículo elétrico “revolucionário”, a Ford revelou planos para uma nova picape elétrica de médio porte, que será produzida a partir de 2027. O modelo será o primeiro a utilizar a nova plataforma Universal EV e o inovador sistema de produção Universal EV, projetados para criar uma nova geração de veículos elétricos mais acessíveis e eficientes.

Ford anuncia picape revolucionária e nova plataforma de produção

A nova picape terá um tamanho semelhante ao do compacto Maverick, mas com um espaço interno surpreendentemente maior, graças à arquitetura elétrica. A Ford promete que o veículo oferecerá mais espaço para passageiros do que um Toyota RAV4, além de contar com caçamba e um porta-malas dianteiro, o “frunk”.

Com um preço inicial estimado em torno de US$ 30.000 (R$ 163 mil), o foco na acessibilidade é o ponto-chave do projeto. Para isso, a Ford optou por uma arquitetura elétrica de 400 volts, que, embora resulte em carregamentos mais lentos que os sistemas de 800 volts, foi considerada a escolha ideal para manter o custo baixo.

O veículo também será equipado com o sistema de assistência ao motorista BlueCruise e receberá atualizações remotas.

Ford anuncia picape revolucionária e nova plataforma de produção - Imagem gerada por I.A
Ford anuncia picape revolucionária e nova plataforma de produção – Imagem gerada por I.A

Para alcançar o preço competitivo, a Ford redesenhou completamente o processo de fabricação. A nova plataforma Universal EV tem 20% menos peças e 25% menos fixadores que um veículo tradicional. Além disso, o chicote elétrico é 1.227 metros mais curto e 10 kg mais leve que o do Mustang Mach-E.

A picape utilizará baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que são mais leves, compactas e servirão como parte estrutural do chassi, formando o assoalho do veículo. A Ford também está trocando a tradicional linha de montagem por uma “árvore de montagem”, onde três subconjuntos serão construídos simultaneamente antes de serem unidos. Esse novo método, que utilizará grandes peças de alumínio fundido, exigirá 40% menos estações de trabalho e garantirá um tempo de montagem 15% mais rápido.

Impacto na produção e no mercado

A nova picape elétrica será fabricada na planta da Ford em Louisville, Kentucky, com um investimento de quase US$ 2 bilhões, que garantirá 2.200 empregos. A produção dos atuais Ford Escape e Lincoln Corsair será encerrada na fábrica ainda este ano para dar lugar ao novo projeto.

O modelo, que tem previsão de chegada ao mercado no ano-modelo de 2028, promete um custo de propriedade menor ao longo de cinco anos do que o de um Tesla Model Y. Com a nova plataforma, a Ford planeja lançar uma família de “veículos elétricos, acessíveis e definidos por software”, que incluirá SUVs, vans e outros modelos.

A Ford finalmente encontrou a fórmula para um carro elétrico acessível? Deixe sua opinião sobre a nova picape nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA