Volkswagen cria híbrido flex com tecnologia Audi e desempenho semelhante à Jeep: entenda

Volkswagen vai lançar T-Cross híbrido flex com motor vindo da Audi e similar ao Jeep. Descubra os detalhes

A Volkswagen está prestes a revolucionar o mercado brasileiro com a chegada do T-Cross híbrido flex, que deverá ser lançado em 2027.

A princípio, o modelo será equipado com a nova tecnologia híbrida de 48 Volts, herdada da Audi, e promete desempenho superior ao dos sistemas convencionais de 12V, como os encontrados nos Fiat Pulse e Fastback.

Essa inovação também será aplicada na próxima geração do Nivus e trará um desempenho de tração elétrica nos momentos de alta carga, algo semelhante ao sistema Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis usado em modelos como o Jeep Renegade e Commander.

Acompanhe o Garagem360 e veja mais sobre essa nova aposta da Volkswagen!

Como será o motor híbrido do Volkswagen T-Cross e Nivus?

Vamos lá: o motor híbrido do T-Cross e Nivus virá com a tecnologia eTSI Plus da Audi, um sistema MHEV (mild-hybrid electric vehicle) que integra um motor elétrico de 24 cv e 23,5 kgfm de torque, capaz de tracionar as rodas em modo elétrico por curtas distâncias.

Volkswagen, Audi e Jeep

Foto: Garagem360

Inicialmente, esse motor será acoplado a um motor 1.5 TSI Evo2, formando um conjunto híbrido leve de 48 Volts, que visa melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões.

Essa tecnologia será capaz de otimizar a aceleração e a retomada, especialmente em momentos de alta carga, como ao arrancar de um farol ou em congestionamentos.

Além disso, o sistema de regeneração de energia do eTSI Plus promete um uso mais eficiente das frenagens, permitindo uma redução de consumo de combustível.

Volkswagen T-Cross híbrido flex: o que podemos esperar?

Ao que sabemos, o VW T-Cross híbrido flex será um dos primeiros modelos da Volkswagen a usar esse sistema híbrido leve de 48 Volts. Esse tipo de tecnologia não é comum no Brasil, o que torna o modelo uma grande novidade no mercado.

Apesar de o sistema não ser completamente híbrido (HEV), ele permite que o motor elétrico atue sozinho em algumas situações, como durante a partida ou em manobras de estacionamento.

Logo, isso se alinha ao que a Stellantis já faz com o Jeep Renegade e Commander Bio-Hybrid, que também utilizam um motor elétrico auxiliar para melhorar a eficiência do sistema a combustão.

Novo sistema MHEV da Volkswagen se compara ao da Stellantis?

A princípio, a VW terá um sistema híbrido leve de 48 Volts com características semelhantes ao Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis.

No entanto, o sistema da VW contará com um motor elétrico de 24 cv e 23,5 kgfm de torque, enquanto o sistema da Stellantis oferece 30 cv e um torque não especificado. Veja só:

Especificação Volkswagen MHEV Plus Stellantis Bio-Hybrid e-DCT
Voltagem 48V 48V
Potência elétrica 24 cv 30 cv
Torque elétrico 23,5 kgfm N/D
Bateria 1,7 kWh (LFP) 0,9 kWh (NMC)
Velocidade máxima elétrica N/D 30 km/h

Fonte: Audi e Stellantis

Comente abaixo: o que acha dessa nova tecnologia híbrida da Volkswagen? Será que o T-Cross híbrido flex vai conquistar os consumidores?

Leia também: GAC GS3 pode estrear no Brasil com motor flex para enfrentar T-Cross, Creta e HR-V

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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